Pesquisadoras do NEV/USP apresentam trabalhos no Law & Society Global Meeting 2023
05/06/2023
O Law & Society Global Meeting 2023, encontro anual da Law & Society Global Association (LSA) foi palco de importantes discussões sobre questões jurídicas e sociais ao redor do mundo. Durante o evento realizado em Puerto Rico, pesquisadoras do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) apresentaram trabalhos que abordaram desafios […]
O Law & Society Global Meeting 2023, encontro anual da Law & Society Global Association (LSA) foi palco de importantes discussões sobre questões jurídicas e sociais ao redor do mundo. Durante o evento realizado em Puerto Rico, pesquisadoras do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) apresentaram trabalhos que abordaram desafios específicos enfrentados pela Polícia Penitenciária do Estado de São Paulo e o papel dos departamentos internos e externos no controle interno do judiciário brasileiro. A conferência deste ano incluiu discussões informais entre disciplinas e tradições teóricas, assim como trocas mais tradicionais, como apresentações de trabalhos, debates em mesa-redonda e painéis “Author Meets Reader“.
No trabalho intitulado “The Penitentiary Police in the State of São Paulo (Brazil) and its challenges” [“A Polícia Penitenciária do Estado de São Paulo (Brasil) e seus desafios”, em tradução livre], as autoras Fernanda Novaes Cruz e Giane Silvestre discutem os obstáculos enfrentados pela polícia penitenciária no maior estado do Brasil. O paper conta também com a autoria de Marcos César Alvarez. O estudo analisou questões como superlotação, violência e a necessidade de reformas estruturais para melhorar o sistema carcerário.
Já o trabalho “Internal control of the judiciary and self legitimacy: the role of internal and external affairs departments in Brazil” (“Controle interno do judiciário e auto legitimidade: o papel dos departamentos internos e externos no Brasil”, em tradução livre), também apresentado pelas pesquisadoras e autoras Giane e Fernanda, conta com a coautoria de Amanda Evelyn Cavalcanti de Lima, Bruna Gisi e Maria Gorete Marques de Jesus, todas do NEV/USP. O pilar desta apresentação foi abordar a importância dos departamentos internos e externos no controle interno do judiciário brasileiro. O estudo discutiu como esses departamentos desempenham um papel fundamental na garantia da transparência e imparcialidade do sistema judicial, contribuindo para sua legitimidade.
Congressos como o Law & Society Global Meeting 2023 proporcionam espaços para que pesquisadores compartilhem seus estudos e validem perspectivas científicas sobre questões jurídicas e sociais em todo o mundo. Os trabalhos apresentados pelas pesquisadoras do NEV/USP produzem evidências sobre a necessidade de aprimoramento e reformas tanto na polícia penitenciária quanto no controle interno do judiciário no Brasil, contribuindo para as discussões sobre o sistema legal e sua relação com a sociedade.
Fernanda Cruz comentou que “nesta edição do evento, pudemos compartilhar resultados preliminares das pesquisas do Núcleo. Com o debate, pudemos pensar em insights para aprimorar nossos resultados de pesquisas e pensar sobre os enfoques que podem permitir comparabilidade com outros contextos. Chamou nossa atenção, o interesse dos debatedores sobre as entrevistas que realizamos junto aos juízes, já que de acordo com eles, em alguns países os juízes não consentem com essa modalidade de participação”.
(Giane Silvestre e Fernanda Novaes Cruz, pesquisadoras do NEV/USP, no evento Law & Society Global Meeting 2023)