Chamada para bolsas de pós-doutorado até 30 de novembro

06/11/2023

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), na qualidade de NEV-CEPID/Fapesp, divulga processo seletivo para vagas de pós-doutorado, no Programa Institucional de Pesquisa “Construindo a Democracia no Dia-a-Dia: Direito Humanos, Violência e Confiança Institucional”.

Serão recebidas candidaturas até o dia 30 de novembro de 2023, de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Poderão ser aprovadas até sete propostas, de acordo com as necessidades do Núcleo, e após deliberação da Comissão de Seleção, composta por pesquisadores(as) doutores(as). A atuação das pessoas selecionadas será pelo período de um ano, com início previsto para 2024.

Acesse o edital completo em Português

Acesse o edital completo em Inglês

Contato e prazo de envio

Para efetuar a inscrição os candidatos devem enviar a documentação por e-mail (nevselecao@gmail.com) com o assunto “NEV-PD 2023” entre 06 e 30 de novembro de 2023. Dúvidas sobre o processo seletivo poderão ser enviadas para o e-mail nevselecao@gmail.com. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato sua conferência.

O programa de pós-doutorado

Os candidatos selecionados serão contemplados com Bolsa de Pós-Doutorado FAPESP, que inclui remuneração mensal atualmente no valor de R$ 9.047,40 e recursos de Reserva Técnica de 10% do valor anual da bolsa. A utilização da Reserva Técnica é regulamentada pela FAPESP e para mais informações acesse http://www.fapesp.br/4566.

A bolsa também inclui apoio financeiro para pesquisadores que precisem se mudar para São Paulo. Se necessário, este apoio poderá ser requerido ao final do processo seletivo. Para mais detalhes sobre a bolsa de pós-doutorado, visitar: www.fapesp.br/bolsas/pd.

Processo seletivo

Os candidatos serão selecionados em duas etapas. A primeira etapa consistirá na avaliação do CV, das publicações, e da proposta de pesquisa. Esta primeira etapa é eliminatória. A segunda etapa consistirá na arguição (por videoconferência) junto ao Comitê de Seleção. A lista de candidatos selecionados para a segunda fase e o cronograma de arguições serão divulgados no site do NEV-USP.

As propostas de pesquisa devem estar diretamente relacionadas ao programa CEPID, especialmente em diálogo com a literatura empregada e com os dados produzidos. Acesse os relatórios dos dez primeiros anos de pesquisa e outros materiais referentes às vagas no seguinte link:

https://drive.google.com/drive/folders/1KoCQMXUMAgJhKTmihcRgHMPdYnJwRC Dj?usp=sharing

Artigos oriundos das linhas de pesquisa também podem ser encontrados no site do NEV/USP: https://nev.prp.usp.br/publicacoes/

Será aceita apenas uma proposta de trabalho por candidato(a), que deverá estar relacionada com um dos temas dentre os oito listados abaixo. O conteúdo de cada um dos temas, que deve obrigatoriamente ser levado em conta na proposta, encontra-se anexo a este edital. Em todos os temas, são estimuladas propostas que considerem os recortes de gênero e raça.

Temas

1. Legitimidade na perspectiva dos cidadãos
  2. Auto-legitimidade e relações de autoridade nas organizações policiais e no judiciário
  3. Socialização legal
  4. Opinião Pública, cultura política democrática e legitimidade
  5. Cidades, crime organizado e prisões
  6. Autoritarismo socialmente implantado
  7. Justiça juvenil
  8. Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE)

Requisitos para os candidatos

1. Título de doutor(a) ou equivalente (PhD), obtido nos últimos sete anos, com experiência em metodologias quantitativas ou qualitativas, dependendo das especificidades de cada tema;
  2. Nível avançado em inglês;
  3. Publicações acadêmicas nos últimos cinco anos, sobretudo em periódicos com avaliação por pares;
  4. Dedicar-se integralmente à pesquisa (exceto sob condições determinadas na resolução FAPESP PR 13/2009, 15 de julho de 2009);
  5. Disponibilidade para trabalhar presencialmente na sede do NEV/USP em São Paulo;
  6. Não receber outra bolsa de outra entidade, salário ou remuneração derivado do exercício de atividades de qualquer natureza (exceto sob condições estabelecidas pela resolução FAPESP PR 13/2009, 15 de julho de 2009).

Documentos para inscrição

1. CV Lattes (lattes.cnpq.br) ou Curriculum Vitae, se estrangeiro;
  2. MyResearcherID e/ou MyCitation (Google Scholar);
  3. Proposta de pesquisa contendo: Resumo; ii. Introdução e justificativa; iii. Questões de Pesquisa; iii. Metodologia; iv. Plano de Trabalho e Cronograma (serão aceitas propostas em português, inglês ou espanhol com até 7 páginas);
  4. Cópia de duas publicações de destaque (artigos, livros ou capítulos de livro);

Acesse o edital completo em Português

Acesse o edital completo em Inglês