8/8/2023: NEV na mídia | Crisp Entrevista: Episódio 33 – A narrativa policial nos processos de tráfico de drogas, com Maria Gorete Marques de Jesus
Maria Gorete Marques de Jesus, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), é a entrevistada do episódio 33 do podcast “CRISP Entrevista”, lançado na última sexta-feira 4 de agosto, para falar sobre a dinâmica dos processos de tráfico de drogas no nosso Sistema de Justiça Criminal, com foco na narrativa policial.
O programa é do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e liderado por Ludmila Ribeiro, coordenadora do Crisp entrevista, e por Valéria Oliveira e Rafael Rocha, pesquisadores do Centro.
Durante a conversa, Marques fala sobre o início de sua trajetória de pesquisa na temática de casos de tortura e narrativa policial:
“Eu comecei a pesquisar esse tema de tortura, especificamente juntando duas questões que eu já estava interessada: a primeira, como os atores do sistema de justiça e segurança olham para determinados fatos criminais e violências, sendo a tortura um tipo de violência específica. Depois desse processo, para o doutorado, eu tinha coordenado uma pesquisa no NEV sobre prisão provisória e lei de drogas e me chamava atenção que durante a entrevistas com policiais, promotores, juízes e defensores para entender o que eles achavam e a perspectivas deles sobre a Lei de Drogas de 2006, sobre a questão do proibicionismo, produção de provas que a narrativa policial era muito valorizada. Analisando os autos processuais, a gente também percebia essa recorrência, assim como outras pesquisas também chamavam a atenção para isso. Assim, surgiu o interesse de estudar no doutorado essa centralidade da narrativa policial.”
Para ouvir o podcast completo acesse o link a seguir: https://open.spotify.com/episode/34nzk2ybpDHxenfuh9IC28?si=5PzC2RiYRYmfw0aovgmX5w&nd=1