NEV na mídia | Crisp Entrevista: Episódio 33 – A narrativa policial nos processos de tráfico de drogas, com Maria Gorete Marques de Jesus

08/08/2023

Maria Gorete Marques de Jesus, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), é a entrevistada do episódio 33 do podcast “CRISP Entrevista”, lançado na última sexta-feira 4 de agosto, para falar sobre a dinâmica dos processos de tráfico de drogas no nosso Sistema de Justiça Criminal, com foco na narrativa policial.

O programa é do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e liderado por  Ludmila Ribeiro, coordenadora do Crisp entrevista, e por Valéria Oliveira e Rafael Rocha, pesquisadores do Centro.

Durante a conversa, Marques fala sobre o início de sua trajetória de pesquisa na temática de casos de tortura e narrativa policial:

“Eu comecei a pesquisar esse tema de tortura, especificamente juntando duas questões que eu já estava interessada: a primeira, como os atores do sistema de justiça e segurança olham para determinados fatos criminais e violências, sendo a tortura um tipo de violência específica. Depois desse processo, para o doutorado, eu tinha coordenado uma pesquisa no NEV sobre prisão provisória e lei de drogas e me chamava atenção que durante a entrevistas com policiais, promotores, juízes e defensores para entender o que eles achavam e a perspectivas deles sobre a Lei de Drogas de 2006, sobre a questão do proibicionismo, produção de provas que a narrativa policial era muito valorizada. Analisando os autos processuais, a gente também percebia essa recorrência, assim como outras pesquisas também chamavam a atenção para isso. Assim, surgiu o interesse de estudar no doutorado essa centralidade da narrativa policial.”

Para ouvir o podcast completo acesse o link a seguir: https://open.spotify.com/episode/34nzk2ybpDHxenfuh9IC28?si=5PzC2RiYRYmfw0aovgmX5w&nd=1