Assista em 28 de abril Seminário “Vigiar e Punir, 50 anos depois: contribuições para as Ciências Sociais”

16/04/2025

2025 marca o aniversário de 50 anos da publicação da obra “Vigiar e Punir”, de Michel Foucault. Para debater a contribuição da obra para as Ciências Sociais, o Núcleo de Estudos da Violência realiza um Seminário em sua sede na tarde de 28 de abril, segunda-feira. Participam da atividade os professores Andrei Koerner, Susana Durão, Rodrigo Azevedo, Ricardo Campello, recebidos por Marcos César Alvarez, Coordenador do NEV/USP, organizador do evento. O pesquisador Gustavo Higa realizará a mediação.

O evento também terá transmissão ao vivo pelo canal do NEV no Youtube. Para comparecimento presencial, solicita-se aviso prévio pelo email nevusp@gmail.com, em razão da capacidade de lotação da sala. Pessoas interessadas poderão preencher a lista de presença ao participar do evento ao vivo para receber certificado de participação.

Sobre os expositores convidados

Andrei Koerner
Professor doutor da Universidade Estadual de Campinas, colaborador do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, – Lua Nova. Revista de Cultura e Política , – Dados (Rio de Janeiro) e – Revista Brasileira de Ciências Criminais . Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Análise Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: poder judiciário, direitos fundamentais, acesso à justiça, direitos humanos e direito transnacional.

Rodrigo Azevedo
Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Criminais e em Ciências Sociais. Tem experiência nas áreas de Direito e Sociologia, com ênfase em Sociologia Jurídica e Criminologia, tendo realizado pesquisas sobre os seguintes temas: teoria sociológica, informalização da justiça, reformas penais e administração da justiça penal, penas alternativas, concepções de política criminal dos operadores do direito, políticas públicas de segurança, atendimento a mulheres vítimas de violência.

Ricardo Campello
Professor Adjunto do Departamento de Políticas e Instituições de Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP). Tem experiência nas áreas de Sociologia da Violência e do Controle Social, Sociologia da Punição, Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade e Antropologia do Estado. Desenvolve pesquisas a respeito das atuais práticas de controle social, segurança e punição, sistema penal e prisional, vigilância eletrônica, Genética Forense, abolicionismo penal e policial e novas tecnologias de subjetivação.

Susana Durão
É professora e pesquisadora do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, São Paulo, Brasil), no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. É pesquisadora do NEPP – Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da UNICAMP. As suas áreas de interesse são: cidades, segurança pública e privada, violência urbana, trabalho policial, desigualdade. Conduziu trabalho de campo em Portugal, Brasil e países Africanos de língua oficial portuguesa.