Em 2º boletim, pesquisa sobre mídias sociais e eleições analisa comportamento após suspensão de canais de Marçal

27/09/2024

Com os canais oficiais suspensos por decisão da Justiça Eleitoral, Pablo Marçal alcançou cerca de 80% do total de interações entre os candidatos à prefeitura com suas contas reservas nas redes, no período de 30 de agosto a 13 de setembro de 2024.

O monitoramento do período também demonstra a repercussão do que foi noticiado pelas principais postagens de agências de checagem de fatos e o desempenho de hashtags políticas usados por perfis de jogos online. E, por fim, apresenta alguns gráficos que mostram como repercutiu nas plataformas o episódio da cadeirada, ocorrida no debate da TV Cultura, na noite de 15 de setembro, nos perfis das mídias noticiosas tradicionais e das mídias nativas digitais.

Estes são os destaques do segundo boletim da equipe de pesquisadores que realiza o monitoramento da disputa eleitoral na capital paulista em 2024, observando os temas e candidaturas que geraram maior engajamento nas mídias sociais, lançado nesta sexta-feira, 27 de setembro. Trata-se do projeto “Criminalidade, Insegurança e Legitimidade: uma abordagem transdisciplinar” (CIL), iniciativa conjunta de pesquisadores ligados a duas diferentes unidades da USP: o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação de São Carlos e o Núcleo de Estudos da Violência (NEV), sediado na FFLCH, em São Paulo.

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Metodologia

Utilizando a plataforma Fanpage Karma, que permite a extração de conteúdos de cinco mídias sociais distintas (Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e X*), a equipe realiza uma análise quantitativa e qualitativa da atuação nas redes dos seguintes perfis:
• Dos/as candidatos/as à prefeitura de São Paulo;
• Dos/as candidatos/as à vereança da cidade oriundos/as das forças de segurança pública,
• Dos/as candidatos/as à vereança autodeclarados pretos/as e pardos/as/;
• Dos/as candidatos/as à vereança jovens, que possuem entre 18 e 29 anos.
• Dos/as chamados influencers, com relevância no debate sobre política nas redes.
• Das agências de checagem de fatos;
• Das mídias tradicionais e nativas digitais;

Com relação ao cargo de prefeito, foram selecionados os seis candidatos com maior atividade em suas mídias sociais (exceto no YouTube): Pablo Marçal, Guilherme Boulos, Tábata Amaral, Ricardo Nunes, José Luiz Datena e Marina Helena. O olhar para os candidatos a cadeiras da Câmara Municipal mostra que, entre as 1.012 candidaturas ao cargo de vereador(a) na cidade de São Paulo, 41 (4,05%) que se enquadram na faixa etária de 18 a 29 anos, o que, de acordo com o IBGE, o que os coloca no grupo de jovens. Assim, foram selecionados seus perfis públicos identificados no Instagram (31), Facebook (7), TikTok (26), Twitter (14) e YouTube (10).

A equipe pretende lançar novos números, com destaques sobre os números mais chamativos dentro do perfil dos candidatos observados, até o final do ciclo eleitoral. O boletim nº 1 saiu no dia 11 de setembro de 2024.

Sobre o projeto

O CIL é um projeto temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com o objetivo desenvolver metodologias analíticas inovadoras para investigar fenômenos complexos relacionados à criminalidade e à persistência do sentimento de insegurança na população, reverberado e amplificado pelas mídias sociais.

Uma de suas frentes é o Observatório da Legitimidade Democrática (OBLED), que visa analisar as relações entre a legitimidade democrática e a opinião pública, monitorando as representações e discursos sobre instituições, segurança pública e direitos humanos nas mídias sociais.

Considerando que as eleições são um mecanismo central para as democracias representativas, responsáveis por aferir e renovar a legitimidade institucional, e configuram um momento de ampliação e intensificação do debate político, propomos o acompanhamento do processo eleitoral municipal de 2024 através das mídias sociais. Com esse esforço, buscamos observar se, e de que forma, os temas mencionados se relacionam nos discursos políticos e como repercutem entre o eleitorado conectado.