Acesse o monitoramento das eleições paulistanas feito pelo NEV com equipe de matemática da USP

11/09/2024

Conheça os assuntos relacionados à disputa eleitoral na capital paulista em 2024 que geraram maior engajamento nas mídias sociais, conforme análise da equipe do projeto “Criminalidade, Insegurança e Legitimidade: uma abordagem transdisciplinar” (CIL), iniciativa conjunta de pesquisadores ligados a duas diferentes unidades da USP: o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação de São Carlos e o Núcleo de Estudos da Violência (NEV), sediado na FFLCH, em São Paulo, em seu primeiro relatório, lançado em 11 de setembro de 2024.

Clique aqui para acessar o documento.

Os dados apresentados são resultantes de uma análise quantitativa e qualitativa da atuação nas redes dos seguintes perfis:
* Candidatos/as à prefeitura de São Paulo;
* Candidatos/as à vereança da cidade oriundos/as das forças de segurança pública;
* Candidatos/as à vereança autodeclarados/as negros/as e pardos/as;
* Candidatos/as à vereança jovens, com idades entre 18 e 29 anos;
* Influenciadores/as digitais com relevância no debate político.

Com relação ao cargo de prefeito, foram selecionados os seis candidatos com maior atividade em suas mídias sociais (exceto no YouTube): Pablo Marçal, Guilherme Boulos, Tábata Amaral, Ricardo Nunes, José Luiz Datena e Marina Helena.

Embora as pesquisas de opinião revelem um cenário de indefinição e empate técnico, o desempenho de Pablo Marçal nas redes sociais tem se destacado, com sua influente base de seguidores catalisando um apoio significativo à sua candidatura à Prefeitura.

Marçal é, disparadamente, o candidato com a maior quantidade de seguidores no Instagram (13,2 milhões) e no TikTok (3,7 milhões), sendo que, no Instagram, ele possui ao menos 112% mais seguidores do que a soma de seus adversários (6,2 milhões).

Candidatos e segurança pública

De acordo com o TSE, a cidade de São Paulo conta com 43 candidatos(as) com profissões relacionadas à segurança pública (policiais civis, militares, bombeiros e membros das Forças Armadas), o que corresponde a cerca de 4,1% do total de candidaturas na capital paulista.

Desses, 40 concorrem a uma vaga na Câmara de Vereadores, enquanto três integram chapas como candidatos(as) a vice-prefeito(a). Foram identificados e analisados perfis no Instagram (31), TikTok (22), Facebook (14) e YouTube (13) desses candidatos(as). A plataforma com o maior patamar de seguidores a esses candidatos é o Youtube, em que dois candidatos (Sargento Nantes e Tenente Bahia) contam com mais de meio milhão de seguidores cada. O nome com o maior número de seguidores é Sargento Nantes, que conta mais algumas centenas de milhares de seguidores no Tik Tok e no Facebook.

O relatório lançado em 10 de setembro de 2024 é resultante do monitoramento desenhado pela equipe de pesquisa utilizando a plataforma Fanpage Karma, que permite a extração de conteúdos de cinco plataformas distintas (Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e X).

 

Outras informações

Na seção dedicada aos influenciadores, os critérios de seleção foram baseados na escolha de perfis com mais de 200 mil seguidores e que apresentaram alguma expressão política significativa nos últimos anos. Para determinar essa expressão política, foram considerados fatores como o uso de termos específicos, menções ou vínculos com partidos/atores políticos e rankings online.

No que diz respeito à quantidade de seguidores, observa-se que influenciadores digitais com conteúdo político de direita (ou extrema-direita) predominam no ranking, embora haja algumas nuances. Os perfis que lideram esse ranking são os únicos fora do espectro da direita, pertencendo ao youtuber de centro-esquerda Felipe Neto, consagrado nas plataformas e como personalidade pública desde 2010.

O olhar para os candidatos a cadeiras da Câmara Municipal mostra que, entre as 1.012 candidaturas ao cargo de vereador(a) na cidade de São Paulo, 41 (4,05%) que se enquadram na faixa etária de 18 a 29 anos, o que, de acordo com o IBGE, o que os coloca no grupo de jovens. Assim, foram selecionados seus perfis públicos identificados no Instagram (31), Facebook (7), TikTok (26), Twitter (14) e YouTube (10). Na primeira quinzena de campanha, os perfis de Zoe Martinez (PL) e Lucas Pavanato (PL), ambos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, destacaram-se em engajamento. Antes do período eleitoral, ambos já contavam com mais de um milhão de seguidores no Instagram e, atualmente, concentram os 10 posts de maior repercussão. O aumento mais significativo de seguidores foi o de Pavanato no TikTok, com um crescimento de 8,3%.

Próximos relatórios

O relatório lançado nesta quarta-feira, 11 de setembro, é resultante do monitoramento desenhado pela equipe de pesquisa utilizando a plataforma Fanpage Karma, que permite a extração de conteúdos de cinco plataformas distintas (Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e X).

A equipe pretende lançar novos números, com destaques sobre os números mais chamativos dentro do perfil dos candidatos observados, até o final do ciclo eleitoral.

 

Sobre o projeto

O CIL é um projeto temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com o objetivo desenvolver metodologias analíticas inovadoras para investigar fenômenos complexos relacionados à criminalidade e à persistência do sentimento de insegurança na população, reverberado e amplificado pelas mídias sociais.

Uma de suas frentes é o Observatório da Legitimidade Democrática (OBLED), que visa analisar as relações entre a legitimidade democrática e a opinião pública, monitorando as representações e discursos sobre instituições, segurança pública e direitos humanos nas mídias sociais.

Considerando que as eleições são um mecanismo central para as democracias representativas, responsáveis por aferir e renovar a legitimidade institucional, e configuram um momento de ampliação e intensificação do debate político, propomos o acompanhamento do processo eleitoral municipal de 2024 através das mídias sociais. Com esse esforço, buscamos observar se, e de que forma, os temas mencionados se relacionam nos discursos políticos e como repercutem entre o eleitorado conectado.

Boletim nº 1: Monitoramento das eleições municipais de SP 2024 nas mídias sociais