NEV na mídia | Rádio CBN: Fim de Expediente recebe o jornalista Bruno Paes Manso – 01/03/2024

06/03/2024

Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), foi o convidado do programa “Fim de Expediente”, Rádio CBN, na última sexta-feira, 1 de março. O pesquisador falou sobre sua trajetória profissional, obras e outros assuntos sobre segurança pública. Durante uma participação de 1h30min, Bruno foi entrevistado por […]

Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), foi o convidado do programa “Fim de Expediente”, Rádio CBN, na última sexta-feira, 1 de março. O pesquisador falou sobre sua trajetória profissional, obras e outros assuntos sobre segurança pública. Durante uma participação de 1h30min, Bruno foi entrevistado por Dan Stulbach, José Godoy e Teco Medina, respondendo ainda perguntas do público ao vivo.

Em um dos momentos da conversa, sobre seu percurso, afirmou que está mergulhado há mais de 20 anos no mesmo assunto. “Sou jornalista, até 2014 trabalhei em redação, temos uma questão ética e meta de profissão que é de falar sobre coisas que as pessoas preferem não saber. Temos esse desafio de, no jornalismo, compromisso profissional de trazer a tona como se fossemos uma espécie de especialista e colocasse o Brasil e São Paulo em um divã”, completou.

A respeito do livro “A República das Milícias”, Manso comentou: “No Rio de Janeiro, você tem uma proximidade das milícias sendo policiais que se envolvem com crimes e formam quadrilhas para dominar territórios. Em São Paulo, você tem uma relação tensa entre a polícia e o crime. É completamente diferente no Rio de Janeiro, estamos vendo essas operações que estão ocorrendo em Santos com truculência e a forma como se dá essa operação; são mais de 60 mortos em duas operações e a gente vê a truculência nessa relação com a polícia. Acredito que depende e está muito mais relacionado com questões históricas e estruturais do que corporações”.

Link para a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=Xcam1Vp6RJ8