NEV na mídia | TV Aparecida: Câmeras corporais da Polícia Militar
28/02/2024
Bianca Lombarde, pesquisadora de doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), foi uma das entrevistadas pela TV Aparecida no programa “Aparecida Debate”, de cerca de uma hora, dedicado a aprofundar debates sobre questões de interesse da população. Nesta edição, de 26 de fevereiro, as pessoas entrevistadas apresentaram suas perspectivas […]
Bianca Lombarde, pesquisadora de doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), foi uma das entrevistadas pela TV Aparecida no programa “Aparecida Debate”, de cerca de uma hora, dedicado a aprofundar debates sobre questões de interesse da população. Nesta edição, de 26 de fevereiro, as pessoas entrevistadas apresentaram suas perspectivas sobre o uso de câmeras corporais pelas unidades policias do estado de São Paulo.
Além da integrante do NEV/USP, foram entrevistados também Helena Queiroz, Advogada criminalista e Mestranda em Segurança Pública, e o Deputado Sargento Gonçalves, natural de Campina Grande (PB), autor do projeto de Lei 606/23, que proíbe a exigência de instalação de câmeras nas fardas de policiais militares
“Pensar no treinamento dos policiais, eles precisam ter um treinamento no dia a dia, conhecer esses índices e tentar se desvencilhar desses índices. Por exemplo, se perguntar: por que jovens negros da periferia são mais mortos do que o jovem branco de classe média?” O que precisa ser modificado no policiamento para que esse problema se resolva?”, pontuou a doutoranda do NEV/USP.
A pesquisadora também lembrou: “esse é um dos objetivos do programa: facilitar para o sistema judiciário a produção de provas e evidências que auxiliem no processo criminal, facilitando no sentido de o policial não ser a única testemunha o que às vezes acontece em muitos casos de violência policial.”
Link original: https://www.youtube.com/watch?v=iHXp4z6HE2s