NEV organiza curso de extensão pela FFLCH/USP para policiais

04/09/2024

Policiais da ativa, civis ou militares, podem se inscrever até dia 20 de setembro no curso gratuito de extensão “Construindo a legitimidade no cotidiano: o trabalho policial”, que acontece de 25 de setembro a 6 de novembro, organizado pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), certificado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH/USP).

Para realizar a inscrição, é necessário preencher e enviar o formulário oficial da FFLCH/USP, disponível nesta página, e enviar documento de comprovação de vínculo funcional para o endereço de e-mail: cursonevusp20@gmail.com.

As atividades serão presenciais, realizadas entre os dias 25/09/2024 e 06/11/2024, às quartas-feiras, das 09:30 às 12:30, na Universidade de São Paulo, campus Butantã, com a proposta estreitar laços entre a academia e os agentes de segurança pública, promovendo um ambiente igualitário para o debate. O curso busca incentivar a reflexão e a discussão sobre o trabalho policial entre policiais das duas principais agências responsáveis pela segurança pública, aumentando a comunicação entre esses agentes, bem como o contato com pesquisadores acadêmicos das áreas mencionadas. Essa oportunidade visa a troca de informações e experiências entre esses profissionais, motivando-os a adotar ou desenvolver inovações que melhorem suas condições de trabalho, a qualidade da relação com a população e a confiança desta na polícia.

Outro propósito do curso é compartilhar com profissionais da polícia os achados de pesquisas do Núcleo relacionadas a essa área, no âmbito do programa de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação da Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (CEPID-FAPESP), intitulado “Building Democracy Daily – Human Rights, Violence and Institutional Trust“. Além disso, o curso abrange a pesquisa vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), “As percepções de policiais sobre a justiça, a democracia e os direitos humanos”, ambas em desenvolvimento.

Sob coordenação do coordenador do NEV/USP e também professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH/USP), Prof. Dr. Marcos Cesar Alvarez, as atividades serão ministradas por pesquisadores e doutores do Núcleo envolvidos com as pesquisas: Renato Alves, Thiago Oliveira, Frederico Teixeira, Viviane Cubas, Fernanda Novaes Cruz e Bruno P. Manso. A organização do curso conta com a contribuição de Lucas Pilau, pós-doutorando do NEV/USP. O programa completo do curso pode ser acessado aqui.

A turma será formada por 20 pessoas, com disponibilidade de 10 vagas para policiais civis e 10 para policiais militares. O resultado será enviado por e-mail para todos os inscritos até o dia 24/09/2024, caso haja desistência(s) antes do início das aulas, outros candidatos serão contatados para ocupar a(s) vaga(s) conforme a ordem de chegada das inscrições.

Informações para inscrição |

• Formulário para inscrição.
  • Data de encerramento: 20/09/2024, às 23:59.
  • Data do resultado: 24/09/2024.
  • Vagas: 20 vagas disponíveis (10 vagas para policiais civis e 10 para policiais militares).

Informações do Curso |

Acesse o link para ler todas as informações do curso clicando aqui.

Programa do Curso |

Acesse o link para o programa do curso clicando aqui.