Pesquisador Marcelo Batista Nery tem artigos reunidos em e-book sobre tecnologia e inovação

29/05/2024

O pesquisador Marcelo Batista Nery, que coordena a área de transferência de tecnologia do programa NEV-CEPID, teve sete textos publicados no E-book “Tecnologia e inovação: políticas públicas e aspectos regulatórios do setor”, em 29 de abril. A publicação consiste em uma coletânea de artigos de especialistas para um Brasil mais digital e menos desigual. Entre […]

O pesquisador Marcelo Batista Nery, que coordena a área de transferência de tecnologia do programa NEV-CEPID, teve sete textos publicados no E-book “Tecnologia e inovação: políticas públicas e aspectos regulatórios do setor”, em 29 de abril. A publicação consiste em uma coletânea de artigos de especialistas para um Brasil mais digital e menos desigual. Entre os artigos de Nery, há três que mobilizam coautores: Bruno Paes Manso, Fabio Kon e Sérgio Adorno.

Faça o download no site da ABES (cadastro necessário) pelos QR Codes abaixo.

 

Apresentação da obra |

A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) como porta-voz das empresas intensivas em conhecimento com relação direta ou indireta com o setor de tecnologia da informação (TI) busca sempre estar envolvida com os temas que as impactam, com o propósito de estabelecer iniciativas que maximizem as oportunidades ou mesmo as criem, bem como mitiguem os empecilhos. Promover um Brasil mais digital e menos desigual perpassa pela análise do contexto em que estamos inseridos com o olhar direcionado a executar ações que gerem desenvolvimento socioeconômico sustentável.

TUDO É SOFTWARE. As relações humanas e empresariais de uma forma ou de outra são afetadas por soluções que envolvem software. Sob essa perspectiva, é reforçada a relevância que a ABES tem ao desempenhar o seu papel de intermediadora e de representante das empresas que atuam de diferentes modos na área de software, tendo em vista que os efeitos promovidos por elas são marcantes e influenciam fortemente as dinâmicas social e econômica.

Desse modo, ao criar o Think Tank – Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação em parceria com Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), a ABES expandiu e diversificou as suas frentes de trabalho de modo a viabilizar a aproximação entre empresas e universidade, fator de grande necessidade e importância para o incremento da inovação no Brasil.

Poder divulgar o livro TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: Políticas públicas e aspectos regulatórios do setor, uma coletânea de artigos de especialistas para um Brasil mais digital e menos desigual como um dos resultados gerados a partir dessa parceria é algo bastante motivador e que traduz a essência do trabalho colaborativo para o alcance de conquistas mais perenes e com repercussões significativas.

A diversidade dos assuntos abordados nos artigos é ampla e rica, pois traz percepções interrelacionadas e complementares sobre um mesmo fator que impacta a sociedade e a economia de formas diferentes, o que demonstra que é preciso haver discussões pautadas e fundamentadas em torno desses aspectos para definição de diretrizes e de posicionamentos mais coesos.

A ABES considera que um Brasil mais digital e menos desigual é possível por intermédio do impulsionamento do setor brasileiro de tecnologia. Portanto, a ABES tem no Think Tank uma importante vertente para fomentar e atingir interesses relacionados à construção de um cenário de negócios apto à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente para o país.