Seminário: Violência, Democracia e Legitimidade

22/02/2019

No dia 31 de Maio, às 14 horas, o NEV junto ao Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS), dará continuidade ao Seminário: Violência, Democracia e Legitimidade em uma sessão especial com a presença do ex-Secretário Nacional de Segurança, antropólogo e pós-doutor em Filosofia Política Luiz Eduardo Soares, que lançará o livro Desmilitarizar. O […]

No dia 31 de Maio, às 14 horas, o NEV junto ao Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS), dará continuidade ao Seminário: Violência, Democracia e Legitimidade em uma sessão especial com a presença do ex-Secretário Nacional de Segurança, antropólogo e pós-doutor em Filosofia Política Luiz Eduardo Soares, que lançará o livro Desmilitarizar. O Evento é aperto para todos e todas e não tem necessidade de inscrição.

Desde 1990, o NEV tem analisado aspectos das relações entre a consolidação da Democracia e a Persistência da violação dos Direitos Humanos no Brasil. Nos últimos anos, o projeto principal da pesquisa do Núcleo – Building Democracy Daily: Human Rights, Violence and Institutional Trust, financiado pelo Programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (CEPID – FAPESP) – está voltado para o estudo da qualidade da Democracia por meio do aprofundamento do tema da legitimidade. Busca-se investigar empiricamente tal questão a partir da observação do relacionamento cotidiano dos cidadãos e servidores públicos no âmbito da administração municipal, das escolas, dos equipamentos de saúde, das polícias, dos Centros Integrados de Cidadania, etc. Como parte deste programa, o NEV desenvolverá, neste semestre, seminário de discussão de textos – teóricos ou investigações empíricas – direcionados tanto para a formação dos pesquisadores do Núcleo, quanto para estudantes e o público em geral.

Bibliografia dos encontros anteriores

18/02 | MANNHEIM, K. O pensamento conservador. In: MARTINS, J. S. (Org.). Introdução Crítica à Sociologia Rural. São Paulo, 1986. cap. 3, p. 77-131.

18/03 | BOTTOMORE, Tom; NISBET, Robert. História da Análise Sociológica, trad. W. Dutra. 1980. cap.3 p.118-165.

08/04 | SCRUTON, Roger. O que é conservadorismo. São Paulo. ED. É Realizações, 2015. Capítulos I e II, pp. 44-95.

23/04 | RICUPERO, Bernardo. O conservadorismo difícil. In: FERREIRA, Gabriela Nunes; BOTELHO, André. (org). Revisão do Pensamento Conservador. São Paulo: Hucitec, 2010.

20/05 | DE HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. (Capítulo 5 – O Homem Cordial)

DA MATTA, Roberto. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rcco, 1984. (Capítulos 7 e 8)