Democracia, Polícia

Policiando uma Sociedade Livre – Livro 9 da Série Polícia e Sociedade

Esse livro faz parte da Coleção Polícia e Sociedade, organizado por Nancy Cardia, numa parceria entre o NEV-USP e a Fundação Ford.

Em Policiando uma Sociedade Livre, o professor Herman Goldstein, seguramente um dos maiores conhecedores da polícia nos Estados Unidos, analisa em profundidade questões fundamentais que estão na base de processos de reforma e de aperfeiçoamento da polícia e de seus métodos em sociedades democráticas contemporâneas: a função da polícia na sociedade, o poder discricionário dos policiais, o compromisso destes com valores democráticos, as expectativas da sociedade em relação a eles, a autoridade e os recursos à disposição da polícia, os sistemas de justiça criminal e de avaliação do serviço prestado pela polícia à sociedade – que necessita dela não apenas na luta contra o crime, mas também, e principalmente, na luta pela consolidação e aperfeiçoamento da democracia e do Estado de direito.

Este livro aponta diversas possibilidades de aprimoramento da atuação da polícia em sociedades democráticas, mas adverte que, para isto, é fundamental que as organizações policiais tenham líderes e agentes comprometidos com a reforma de seu próprio setor, e não com a defesa das instituições e práticas tradicionais. Para este grupo – que muitas vezes pode ser minoritário, mas do qual depende o futuro da polícia -, Policiando uma Sociedade Livre é um livro fundamental. Ele é igualmente valioso para os demais profissionais do sistema de justiça criminal, governantes, líderes comunitários e pesquisadores interessados em aperfeiçoar o policiamento e consolidar a democracia no Brasil.

Texto de Paulo de Mesquita Neto

Ficha Técnica

Policiando uma Sociedade Livre – Livro 9 da Série Polícia e Sociedade
Authors:
Ano: 2003
Tema(s): Democracia, Polícia
Tipo: Livro
Language: Português
Formato: Download indisponível
Páginas: 464

Procurar publicações

Como citar essa publicação

GOLDSTEIN, Herman. Policiando uma Sociedade Livre. Tradução Marcello Rollemberg. São Paulo: Edusp, 2003. (Série Polícia e Sociedade; n. 9/0rganização: Nancy Cardia)