Alcides Eduardo dos Reis Peron

Alcides Peron

Biografia

É graduado em Relações Internacionais (2006), em Ciências Econômicas (2007) pela Facamp. É mestre (2011) e doutor (2016) em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi pesquisador visitante do Departamento de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia da Lancaster University (Inglaterra), e pesquisador visitante do War Studies Department do King's College London, Reino Unido. Foi professor do curso de Relações Internacionais da Facamp (2007-2014). Fundou e coordenou o Observatório de Fenômenos Transnacionais das Américas (OFTA) (2007-2014), onde desenvolveu diversas pesquisas, cadernos especiais e relatórios para a Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (SAEI/GSI-PR); Foi Analista de Relações Internacionais na empresa Amazul; e Pesquisador Visitante para a Escola Superior de Guerra (ESG) (2016-2017); Foi Professor na Graduação e no MBA da Universidade Anhembi Morumbi (2017-2018) Atualmente é Professor Substituto no Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe; Professor do curso de Relações Internacionais da FECAP; e Pesquisador de Pós Doutorado (FAPESP), no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). É ainda Pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP); do Núcleo de Estudos e Analises Internacionais (NEAI-UNESP); e do Grupo de Análise de Políticas e Inovação (GAPI-Unicamp). Dedica-se a estudos sobre Vigilância e Novas Tecnologias; Governamentalidade e Segurança Pública; Guerra Moderna e Cibernética; Ciência, Tecnologia e Segurança; Política Tecnológica Militar Norte Americana e Brasileira.

Links importantes

Lista completa de publicações.