Luis Antonio Francisco de Souza

Biografia

Cursou Graduação (1987) e Licenciatura (1994) em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Cursou mestrado (1992) e Doutorado (1998) em Sociologia na Universidade de São Paulo, com Estágio Sanduíche na Universidade de Toronto, Canadá (1995-1996), sob supervisão de Robert W. Shirley. Pesquisador na área de História da Polícia Civil, Processo Criminal, Violência Policial, Controle Externo sobre a Polícia, Políticas de Segurança Pública, Políticas Locais de Segurança, Violência e Direitos Humanos. É livre-docente na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Unesp, campus de Marília, atuando nos cursos de Graduação em Ciências Sociais e Relações Internacionais, bem como no curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais, no nível de mestrado e de doutorado, tendo orientado várias dissertações de metrado, teses de doutorado e supervisões de pós-doutorado. Disciplinas lecionadas na Graduação: Teoria Sociológica II e Sociologia do Conhecimento. Disciplina lecionada na Pós-Graduação: Reflexões sobre Crime, Violência e Punição. É coordenador científico do Observatório de Segurança Pública (OSP), do Observatório da Condição Juvenil (OCJovem), do Grupo de Estudos em Segurança Pública (GESP) e do Grupo de Estudos da Condição Juvenil (Gejuve). Site dos projetos e demais atividades dos grupos: www.observatoriodeseguranca.org. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Observatório de Segurança Pública. Foi chefe do Departamento de Sociologia e Antropologia (2009-2012). Atualmente, é pesquisador visitante do IPEA Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, dentro do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional - PNPD, conjuntamente com a Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça - SAL: Programa Pensando o Direito. Coordena pesquisas sobre vitimização da mulher no sistema de justiça criminal, edital conjunto CNPq e Secretaria de Política para Mulheres. Coordenou pesquisa sobre atos infracionais na Varas da Infância e Juventude em São Paulo. Todas as pesquisas contam ou contaram com financiamento do CNPq, da Fapesp e da Unesp. Atualmente é também coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp, campus de Marília.

2011: Livre-docência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: GOVERNO DA SEGURANÇA OU NOVOS PARADIGMAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS: balanço e avaliação das ações relativas à segurança pública., Ano de obtenção: 2011.
Palavras-chave: Segurança Pública; Políticas Públicas; Polícia; Políticas locais de segurança; Boas práticas em segurança; Conselhos Municipais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia das Instituições.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Violência.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

1993 - 1998: Doutorado em Sociologia (Conceito CAPES 7).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: POder de Policia, Policia Civil e práticas policiais na cidade de São Paulo (1889-1930), Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Maria Helena Oliva Augusto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Polícia; Primeira República; Reforma da Polícia; Inquérito Policial; Investigação Criminal; Poder de policia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Violência.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia das Instituições.

1995 - 1996: Doutorado em Estágio Sanduíche.
Universidade de Toronto.
com período sanduíche em University of Toronto (Orientador: Robert Weaver Shirley).
Título: Poder de Policia, Polícia Civil e práticas policiais na cidade de São Paulo (1889-1930), Ano de obtenção: 1998.
Orientador: MAria Helena Oliva Augusto.
Palavras-chave: Polícia; Primeira República; Inquérito Policial; Investigação Criminal; Processo Criminal; Poder de policia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.

1988 - 1992: Mestrado em Sociologia (Conceito CAPES 7).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Policia Urbana e Ordem Disciplinar: A Polícia Civil e a Ordem Social em São Paulo, na Primeira República,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Maria Helena Oliva Augusto.
Palavras-chave: Polícia; Violência Policial; Primeira República; Reforma da Polícia; Inquérito Policial; Investigação Criminal.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

1986 - 1994: Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1984 - 1987: Graduação em Ciências Sociais.

Links importantes

Lista completa de publicações.