Robson Bomfim Sampaio
Biografia
Bolsista de Treinamento Técnico IV no projeto Educação em Direitos Humanos para a Promoção da Equidade e a Prevenção às Violências nas Escolas (ECA/NEV-USP, com apoio da FAPESP e Seduc). Doutorando em Educação pelo GEPALE (Grupo de Estudo e Pesquisa em Política e Avaliação Educacional), na Linha 5 - Estado, Políticas Públicas e Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (PPGE/FE-Unicamp). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2017); Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2023) e Fotógrafo.
É colaborador do GEPALE/FE/UNICAMP. Tem experiência na área de Implementação de Políticas Públicas, Direitos Humanos, Divulgação e Orientação Científica, com ênfase em Educação, Tecnologias e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, implementação de políticas, políticas públicas, ações afirmativas, cotas étnico-raciais, educação para relações étnico-raciais, lei 10.639/03, identidade racial, racismo institucional e estrutural, tokenismo racial, ideologia da meritocracia, neoinstitucionalismo da escola histórica e análise do discurso, análise do discurso político, arena política, ciclo de política, clivagem política, universidades públicas, pós-graduação, direitos humanos, tecnologias, software livre, cultura digital, conhecimento livre, fotografia, tecnologias educacionais, teoria da atividade, e comunicação colaborativa.
Formação
2024 Doutorado em andamento em Educação
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Orientador: profa. Dra. Debora Cristina Jeffrey.
2019 - 2023 Mestrado em Educação(Conceito CAPES 5).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Implementação das Cotas Étnico-Raciais no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas
Orientador: profa. Dra. Debora Cristina Jeffrey.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2013 - 2017 Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Educação e tecnologia na formação inicial docente: um olhar para os cursos de Pedagogia das universidades públicas do estado de São Paulo.
Orientador: prof. Dr. Tel Amiel