Mapa dos grupos armados do Rio de Janeiro

O datalab Fogo Cruzado, o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense, o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, o Disque-Denúncia e a plataforma digital Pista News trabalharam coletivamente para elaborar o mapa dos grupos armados do Rio de Janeiro para o ano de 2019. Pelo NEV-USP, participaram os pesquisadores Erick Gómez Nieto e Bruno Paes Manso.

O objetivo do mapa é auxiliar o trabalho de pesquisadores, jornalistas, gestores públicos, operadores do sistema de justiça criminal e, de forma mais geral, informar a opinião pública. No Estado do Rio de Janeiro, a descrição histórica do controle territorial armado é uma das variáveis mais importantes para a área de Segurança Pública, dado que há mais de trinta anos existem disputas pelo controle de diversas localidades entre diferentes grupos armados.

O mapa foi elaborado por meio de convênio entre todas as organizações e o Disque-Denúncia, que permitiu, sob sigilo, o acesso ao seu repositório. De um total de 37.883 número denúncias analisadas (que mencionam milícias ou tráfico de drogas em 2019), seguiu-se uma triagem daquelas denúncias válidas (10.206 número) para comporem uma base própria, que posteriormente foi classificada segundo o controle dos principais grupos armados do Rio de Janeiro: Comando Vermelho, Terceiro Comando, Amigos dos Amigos e Milícias.

Para definir o controle de cada grupo armado sob uma determinada área, em primeiro lugar foi criado um “dicionário” de termos presentes nas denúncias e, em seguida, definidos três critérios agregadores desses termos: controle territorial, controle social e atividades de mercado. A combinação destes critérios nos permitiu caracterizar determinada área como controlada por um dado grupo armado. Para o caso da presença de diferentes grupos armados em um mesmo território, foi definido um limiar que seguiu a porcentagem de denúncias para cada grupo a fim de determinar a presença de dado grupo armado ou a caracterização daquela área como “em disputa”.