NEV na mídia | Rádio UFT: Cidades de Fato #83 – Violência e segurança pública

22/11/2023

Giane Silvestre, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), foi entrevistada pela Rádio UFT da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no programa “Cidades de Fato”, sobre segurança pública e violência nas cidades brasileiras.

“É um tema que está em voga atualmente em relação as manifestações de violência que observamos sobretudo nos grandes centros urbanos e, também, em função das políticas de segurança pública desenvolvidas primordialmente pelos estados e entes federativos, mas que nem sempre surtem efeitos esperados que seriam o controle da criminalidade e proporcionasse uma maior sensação de segurança para as pessoas e população. Então, esses temas cidades, violências e segurança estão bastante relacionados sobretudo com a percepção que as pessoas têm a respeito da criminalidade em centros urbanos e das políticas de governos que nem sempre dão conta da problemática”, comenta Silvestre na abertura do programa.

Link original: https://open.spotify.com/episode/6xhd66sgqB0F1f53WSPPJF?si=ELVHsNC_Qjmrf8a8Oi8Ffw&nd=1

Descrição do podcast

Neste programa a Prof.ª Giane Silvestre fala sobre a Segurança Pública e apresenta um panorama geral sobre a violência nas cidades brasileiras. Propõe reflexões sobre o posicionamento tradicional para o controle do crime que aponta para o recrudescimento das ações repressivas no País e se mostra ineficaz e sem resultados convincentes para a sociedade.