Integrantes do NEV visitam Queen’s University of Belfast

20/07/2023

No mês de junho, viajaram para a Irlanda do Norte o Coordenador do NEV/USP, Prof. Marcos César Alvarez, e o pesquisador Gustavo Higa, para realizar reuniões de trabalho com os pesquisadores da Queen’s University of Belfast (QUB), na Irlanda do Norte. A visita consistiu em uma agenda de atividades para estreitar a relação entre ambas as instituições, com especial foco no desenvolvimento do projeto intitulado “Legitimidade das instituições estatais nas regiões de fronteira: uma abordagem comparativa entre a Tríplice Fronteira brasileira e a Irlanda do Norte”, em desenvolvimento em parceria entre a QUB e o NEV/USP.

O projeto tem financiamento por meio do mecanismo “Acordos de Cooperação/Sprint-FAPESP – Edição 2019/03”, no processo 2019/23601-6, que visa promover a cooperação entre os dois países para entender melhor as dinâmicas do crime e o controle estatal em áreas fronteiriças.

A agenda de viagem dos integrantes do NEV/USP incluiu seminários no Instituto de Criminologia e Justiça Criminal da QUB e na Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Serviço Social da mesma universidade. Além disso, os brasileiros tiveram a oportunidade de se reunir com ex-presos políticos para obter mais informações sobre a história do conflito na Irlanda do Norte e sua possível relação com temas como crime, desordem, legitimidade do estado, policiamento e gerenciamento de fronteiras.

Um dos pontos destacados pelos pesquisadores do Núcleo foi na visita foi uma reunião com representantes da Polícia da Irlanda do Norte, oportunidade em que foram discutidas as ações e estratégias de atuação na fronteira terrestre entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

Pelo NEV/USP o projeto é desenvolvido pelos pesquisadores Camila Caldeira Nunes Dias, Fernando Salla e Gustavo Higa, além do Coordenador do Núcleo. Já a equipe de Belfast, Irlanda do Norte, conta com a participação dos pesquisadores Michelle Butler, Siobhan McAlister e Shadd Maruna, da QUB, que receberam os visitantes brasileiros.

Veja a seguir fotos do encontro das equipes de pesquisas:

(Fotos: Reprodução, Siobhan McAlister)