Retrospectiva do PODHE

21/12/2022

O Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE) é a iniciativa de extensão do NEV/USP, a partir do Programa NEV-CEPID. Em 2022, o Projeto manteve sua atuação constante, com visitas semanais para realização de oficinas e acompanhamento, em duas escolas públicas de São Paulo: foram três turmas de sexto ano do ensino fundamental II e três turmas de primeiro ano do ensino médio nas escolas Profa. Amélia Kerr Nogueira e Dr. Ubaldo Costa Leite durante todo ano letivo de 2022.

No programa das atividades, sete oficinas foram específicas sobre Igualdade de Gênero na Escola Amélia Kerr, contemplando professores e alunos, no âmbito de um projeto para a promoção da igualdade de gênero em escolas, apoiado Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP (PRCEU-USP). Em novembro, a mesma temática foi abordada em um evento em parceria com a ONG Serenas, com uma atividade informativa sobre “o que fazer em casos de violência” na escola Amélia Kerr.

O PODHE também participou, em junho, de uma tarde de palestra interativa no Museu Catavento, para média de 300 pessoas, com organização da escola Aristóteles de Andrade, de Mogi das Cruzes, e promoveu uma formação de dois dias para a rede de gestores de Campinas no mês de outubro.

Foram organizados em novembro três dias de visita dos estudantes participantes das oficinas, das Escolas Amélia Kerr e Ubaldo Costa Leite, ao campus Butantã da USP. Pesquisadores do Podhe guiaram os adolescentes na Cidade Universitária, acompanharam as visitas guiadas em alguns museus da Universidade e levaram a turma para comer no restaurante central conhecido como “bandejão” da USP. E, ainda, promoveram diálogos com docentes, estudantes e pesquisadores do NEV/USP nas dependências de Departamentos de Faculdades – na Escola de Comunicações e Artes, tiveram até uma experiência prática com os laboratórios de audiovisual.

A equipe também contribuiu para a elaboração coletiva, com professores dessas duas Escolas de SP, do projeto Educação em direitos humanos para a promoção da equidade e prevenção às violências nas escolas, que foi submetido a um Edital de fomento e incentivo.

Ao longo de suas atividades pedagógicas, foram obtidas algumas publicações com temáticas correlatas a Direitos Humanos por parte de pós-doutorandas do projeto (Luz Gonçalves Brito, Veridiana Campos e Sara Badra), bem como toda a equipe realizou reuniões periódicas e mantém em progresso a produção da obra planejada “Cadernos do PODHE: Experiências do Projeto, Igualdade Racial e Igualdade de Gênero”.

A equipe do Projeto, que foi ampliada com o projeto da PRCEU durante alguns meses, foi também renovada pelo programa NEV-CEPID, contando com jovens colaboradoras, colaboradores e colaboradoris. Além dos nomes já mencionados, fazem parte da equipe do PODHE atualmente, Caren Ruotti e Leandro Rodrigues, como pesquisadores, e, como bolsistas de Treinamento Técnico: Giovana Campos, Hell Mello e Thais Gutto. As atividades do PODHE são supervisionadas pelo Vice-Coordenador do NEV/USP, Vitor Blotta, professor da ECA-USP.