Agenda NEV | NEV e GEPDIP iniciam seminários semanais sobre vitimização doméstica e familiar de crianças e adolescentes

25/04/2023

De 25 de abril a 23 de maio de 2023, acontece o ciclo de seminários “A vitimização doméstica e familiar de crianças e adolescentes”, realizado em parceria entre o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), na qualidade de Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS/WHO), e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP/USP).

Será um ciclo de cinco encontros, às terças-feiras, no final da tarde (17h30 no primeiro debate e 18h30 nos demais), na modalidade online. Em cada mesa, serão tratados, por uma dupla de especialistas selecionados pela organização do evento, diferentes recortes sobre a nova lei de vitimização doméstica e familiar de crianças e adolescentes, conforme a seguinte sequência:

 

25/04, 17h30: Os desafios para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes: o que há de novo? Marina Rezende Bazon (GEPDIP), Bruno Silva (DPE & GEPDIP) e Marcelo B. Nery (NEV/USP)
Transmissão: https://www.youtube.com/live/dq8OIKZJBv0

 

02/05, 18h30: Abuso psicológico e exposição de crianças e adolescentes à violência em contexto familiar | Alex Sandro Gomes Pessoa (LAPREV-UFSCAR) e Pâmela Virgínia dos Santos (GEPDIP)

 

09/05, 18h30: Negligência de crianças e adolescentes | Thalita Freire (GEPDIP) & Gracielle Feitosa de Loiola (TJSP)

 

16/05, 18h30: Abuso Físico: relação entre punição, abuso físico e aceitação da autoridade parental | Roberta Noronha (GEPDIP) e Renan Theodoro (NEV/USP)

 

23/05, 18h30: Abuso sexual de crianças e adolescentes em contexto familiar | Convidados: Gisele Joana Gobbetti (CEARAS) e Marisley Soares (TJSP)

A mediação das mesas será feita por Marcelo Batista Nery, Coordenador de Transferência Tecnológica do NEV-CEPID e representante do Núcleo junto à OMS. Pelo NEV/USP, os pesquisadores Maíra Teixeira (Lila) e André Vilela Komatsu colaboram para a organização das atividades. O GEPDIP é representado por Marina Rezende Bazon na parceria.

O encontro de abertura do evento, dia 25 de abril, às 17h30, conta ainda com uma parceria com a Universidade Nove de Julho (Uninove), que realizará a transmissão do evento em seu canal do Youtube. Os demais Seminários serão transmitidos pelo canal do NEV no Youtube (youtube.com/nevuspvideos).

Nos eventos transmitidos pelo NEV/USP, serão conferidos certificados de participação para quem acompanhar cada atividade ao vivo.

 

Saiba mais as e os debatedores:

 

25/04, terça, 18h30 às 20h30:

Os desafios para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes: o que há de novo?

Marina Rezende Bazon – Lattes

Professora Associada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP-RP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1991), Mestrado en Science – Psychoéducation pela Université de Montreal / Canadá (1995) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999). Tem experiência em Pesquisa e Intervenção junto a grupos considerados em situação de risco psicossocial, especialmente crianças e adolescentes, atuando nos seguintes temas: crianças e adolescentes vitimizados e família, adolescentes em conflito com a Lei e intervenção psicossocial (psicoeducação) /avaliação de programas. É Membro Associado Pleno da Sociedade Brasileira de Psicologia; Membro da Diretoria da International Society for Criminology; Membro fundador da Associação Internacional de Criminologia de Lingua Portuguesa.

Bruno Silva – Lattes

Doutorando em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto); Mestre pela Instituição Toledo de Ensino, com enfase no sistema constitucional de garantias (2014). Possui especialização em jurisdição constitucional e direitos fundamentais de pela Universidade de Pisa – Itália (2013). Possui pós-graduação em direito público pelo Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro (2010). Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). . Atualmente é defensor público- Defensoria Pública do Estado de São Paulo – e membro do Núcleo Especializado da Infância e Juventude da DPESP. É professor na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) nas cadeiras de processo civil e ECA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Infância e Juventude.

Marcelo  B. Nery – Lattes

Coordenador de Transferência de Tecnologia e Head do Centro Colaborador da OPAS/OMS (BRA-61) no Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP (CEPID-FAPESP); pesquisador do Programa de Fellowship da ABES, em seu Think Tank “Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação”, em parceria com Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP; e pesquisador associado do Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre Violência e Saúde (LIEVES). Passou por importantes órgãos e institutos de pesquisa, como ISPCV, SEADE, SEMPLA, EMPLASA, COVISA e AGENDA PÚBLICA.

 

02/05, terça, 18h30 às 20h30:

Abuso psicológico e exposição de crianças e adolescentes à violência em contexto familiar

Pâmela Virgínia dos Santos – Lattes
Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestranda em Psicologia em Saúde e Desenvolvimento pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), com projeto de pesquisa sobre Experiências Adversas na Infância e Competências Socioemocionais. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP).

Alex Sandro Gomes Pessoa – Lattes
Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Coordenador do curso de especialização em Atendimento Psicossocial a Vítimas de Violência, oferecido pelo Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV-UFSCAR).

 

09/05, terça, 18h30 às 20h30:

Negligência de crianças e adolescentes

Thalita Freire – Lattes
Psicóloga Clínica. Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Gracielle Feitosa de Loiola – Lattes
Exerce atividade profissional nas áreas da assistência social e judiciária. Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes – NCA/SGD. Autora do livro: Produção sociojurídica de famílias “incapazes”: do discurso da “não aderência” ao direito à proteção social, editora CRV, 2020.

 

16/05, terça, 18h30 às 20h30:

Abuso Físico: relação entre punição, abuso físico e aceitação da autoridade parental

Roberta Noronha Lattes
Roberta Noronha Azevedo, psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), mestre em Psicologia pela FFCLRP-USP, pesquisadora associada do GEPDIP, com atuação e pesquisa na área dos maus-tratos infantis.

Renan Theodoro – Lattes
Renan Theodoro de Oliveira é Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Representa o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo no Conselho da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes.

 

23/05, terça, 18h30:

Abuso sexual de crianças e adolescentes em contexto familiar

Marisley Soares – Lattes
Psicóloga formada pela USP, com mestrado e doutorado pela mesma instituição. Trabalha como psicóloga judiciária do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo desde 2007, onde atua como perita junto às Varas da Infância, Juventude e Idoso; Família e Sucessões; Criminais e Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Foi a responsável por implementar o Depoimento Especial nas Comarcas de Ribeirão Preto, São Simão e Serrana. Professora de pós graduação com enfoque na violência doméstica e, em especial, abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Gisele Joana Gobbetti – Lattes
Psicóloga formada pelo Instituto de Psicologia da USP. Realizou Mestrado e Doutorado na Faculdade de Medicina da USP. É Psicóloga Responsável do CEARAS (Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual) e Professora de Bioética.