Edital para seleção de pós-doutorado, eixo Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE)

07/10/2022

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo divulga processo seletivo para uma (1) vaga de pós-doutorado no Programa Institucional de Pesquisa “Construindo a Democracia no Dia-a-Dia: Direito Humanos, Violência e Confiança Institucional”, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (CEPID-FAPESP). A vaga estará aberta para candidaturas até o dia 23 de outubro de 2022 para pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A bolsa terá duração de um ano, com início previsto para 2023.

As propostas de pesquisa devem estar diretamente relacionadas ao programa CEPID, especialmente em diálogo com a literatura empregada no Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE): “uma iniciativa de educação em direitos humanos do CEPID NEV-USP que atua em escolas públicas do município de São Paulo. A proposta é que a(e/o) candidata(e/o) possa contribuir com o PODHE em termos científicos, produzindo estudos quantitativos e qualitativos a partir das avaliações do projeto e de temas específicos derivados dele, como questões raciais, de gênero e de classe, metodologias participativas e interculturalidade, de preferência com perspectivas interseccionais e decoloniais. É também prevista a participação nas atividades de intervenção do PODHE, o que inclui atuação direta com estudantes e outros membros das escolas participantes, difusão do projeto e articulação de parcerias locais, nacionais e internacionais para sua consolidação e multiplicação. São aguardadas propostas de candidatos(as) das áreas de educação, ciências sociais, arte-educação, educomunicação e áreas afins, com currículos que demonstrem experiência em projetos de educação em direitos humanos e publicações relacionadas.”

Edital completo em Português

Read this in English

Processo seletivo

Os candidatos serão selecionados em duas etapas. A primeira etapa consistirá na avaliação do CV, das publicações, e da proposta de pesquisa. Esta primeira etapa é eliminatória. A segunda etapa consistirá na arguição (presencial ou por videoconferência) junto ao Comitê de Seleção, composto por coordenadores e/ou pesquisadores doutores do NEV. A lista de candidatos selecionados para a segunda fase e o cronograma de arguições serão divulgados no site do NEV-USP no dia 26 de outubro, e as arguições ocorrerão no dia 28 de outubro, no período da tarde.

Edital completo em Português