Grupo de Estudos e Pesquisas “Violência em Tempos Sombrios” recebe inscrições até 19 de junho

05/06/2023

O Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP) lança nesta segunda-feira, 5, edital de inscrições para o processo seletivo do Grupo de Estudos e Pesquisas “Violência em Tempos Sombrios”, com prazo até 19 de junho.

O grupo, vinculado ao NEV/USP e inserido na linha de pesquisa “Opinião Pública, cultura política democrática e legitimidade” do Projeto CEPID (FAPESP), tem como objetivo principal compreender a emergência da violência nos atuais “tempos sombrios” e as possibilidades de resistência.

Após os estudos realizados entre 2021 e 2022 sobre desinformação e a erosão da esfera pública, o novo ciclo de pesquisas, que se iniciará em 2023, se concentrará na análise de experiências políticas de resistência.

Durante os encontros, os participantes terão a oportunidade de discutir textos de Hannah Arendt e de seus comentadores, além de realizar a leitura conjunta de materiais de outros autores relacionados ao tema, conforme indicado na bibliografia e cronograma anexos ao edital, com a previsão de seminários periódicos entre agosto de 2023 e junho de 2024.

As atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas Violência em Tempos Sombrios ocorrerão de forma remota e/ou presencial, considerando as circunstâncias atuais. O processo seletivo para ingresso de participantes voluntários no grupo será realizado de acordo com as diretrizes estabelecidas no edital.

As inscrições estão abertas para estudantes e acadêmicos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais atuantes nas áreas de ciências humanas, independentemente de serem vinculados à Universidade de São Paulo.

Os interessados deverão preencher o formulário eletrônico disponibilizado no link (https://forms.gle/SD5jeV7e2UDUZAtCA) no período das 00h00 do dia 05/06/2023 até às 23h59 do dia 19/06/2023, conforme os termos do Edital.

Serão disponibilizadas 13 vagas para os novos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas Violência em Tempos Sombrios neste ano, sendo que 3 dessas vagas serão destinadas a estudantes de graduação.

Para acessar o documento completo, clique aqui e baixe.