Agenda NEV | Lançamento do Livro: Punição e liberdades – encarceramento em massa, seletividade penal e população escondida

03/04/2024

No dia 22 de abril, às 17h30, o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) realizará uma mesa de debate presencial para marcar o lançamento do livro “Punição e liberdades: encarceramento em massa, seletividade penal e população escondida”, de autoria do Prof. Dr. Vinicius Pinheiro Israel (UNIRIO) e lançado pela EdUERJ.

Problema central das democracias modernas, o encarceramento em massa impacta diretamente nas chances de vida de grande parcela da população, de modo a reiterar e aprofundar as desigualdades sociais. O Brasil possui hoje mais de 750 mil presos, o que o coloca na terceira posição entre os países que mais encarceram. Entre as principais variáveis associadas ao aumento carcerário no mundo, os pesquisadores do campo observam a reorientação liberal, o fortalecimento de ideias conservadoras de combate ao crime e o aumento da demanda por mais punição.

A obra conta com o prefácio escrito pelo coordenador do NEV/USP, Marcos César Alvarez, e com um capítulo escrito em coautoria com Natasha Bachini, pesquisadora de pós-doutorado do Núcleo, com o título “Ideologia e encarceramento no Brasil”. Ambos participarão da mesa, oferecendo contribuições e questões para debate, ao lado de Ricardo Campello, pesquisador associado ao NEV/USP.

O lançamento ocorrerá no auditório 14 do prédio Ciências Sociais, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), campus Butantã em São Paulo.

Haverá emissão de certificados e transmissão ao vivo pelo canal de Youtube do Núcleo (www.youtube.com/@nevuspvideos).

Serviço |

Quando: 22 de abril, segunda-feira, 17h30

Onde: Auditório 14 do Prédio de Ciências Sociais da FFLCH/USP – Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária – campus Butantã da USP, São Paulo/SP

Transmissão ao vivo:

Atividade com emissão de certificados (lista de presença no local, sem necessidade de inscrição prévia)

Participantes: Vinicius Pinheiro Israel (UNIRIO), autor; Marcos César Alvarez (NEV/USP), Natasha Bachini (NEV/USP) e Ricardo Campello (UNICAMP e NEV/USP)