Agenda NEV/USP | 20 de março – “Os dilemas das câmeras corporais: O que pensa a sociedade civil?”

29/02/2024

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) realizará o evento online “Os dilemas das câmeras corporais: O que pensa a sociedade civil?” no dia 20 de março às 16h para discutir os impactos das câmeras corporais na atuação da polícia.

O evento contará com Marco Gomes, especialista em tecnologia, Rafael Rocha, do Instituto Sou da Paz, Jeniffer Mendonça, da Ponte Jornalismo, e Claudio Aparecido da Silva, Ouvidor-Geral de Polícia do Estado de São Paulo, como convidados.

A transmissão será feita pelo canal do Youtube do Núcleo (Youtube.com/nevuspvideos) e tem como objetivo debater as seguintes questões: Quais são os benefícios e malefícios das câmeras para a sociedade e para a polícia? O que poderia ser feito para melhorar a política de câmeras corporais? Como equilibrar as demandas por privacidade dos cidadãos com a necessidade de aumentar a transparência das ações policiais? Quais são as perspectivas para o futuro do projeto de câmeras no Brasil e, especificamente, em São Paulo?

O seminário é organizado por Daniel Edler Duarte, que mediará a atividade, Bianca Lombarde e Guilherme Guerra, pesquisadores do NEV, com a coordenação do Prof. Dr. Marcos César Alvarez.

 

Serviço

Evento online “Os dilemas das câmeras corporais: O que pensa a sociedade civil?”

Organização: NEV/USP

Quando: 20 de março de 2024, quarta-feira, às 16h

Debatedores convidados: Marco Gomes, especialista em tecnologia, Rafael Rocha, Coordenador de Projetos (Instituto Sou da Paz), Jeniffer Mendonça, Repórter (Ponte Jornalismo) e Claudio Aparecido da Silva, Ouvidor-Geral de Polícia do Estado de São Paulo

Mediação: Daniel Edler Duarte (NEV/USP)

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=DgSR1UUR4Oc

 

 

Leia mais sobre o tema:

Pesquisa: uso Câmeras Corporais pela Polícia Militar de SP