Comissão da USP emite parecer favorável para NEV se tornar um “CEPIx”

03/06/2024

No último dia 29, foi emitido parecer de uma Comissão Científica criada no âmbito da Reitoria da Universidade de São Paulo (USP), prevista na Resolução n’’ 8.530/2023, favorável à criação de um Centro de Pesquisa e Inovação Especial (CEPIx) reunindo as atuais atividades do Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP). O Programa de criação dos […]

O Programa de criação dos CEPIx da USP tem como objetivo incentivar a continuidade de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) de reconhecida atuação e duração, por meio de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O NEV é uma das cerca de 20 iniciativas selecionadas como CEPID/Fapesp e mantém desde 2013 o programa “Construindo a democracia no cotidiano: direitos humanos, violência e confiança institucional”, contando com seis linhas de pesquisa e dezenas de bolsistas de diferentes níveis, de Iniciação Científica a Pós-doutorado.

A proposta de formalização do Núcleo como CEPIx foi iniciada em 2023. Em fevereiro de 2024, foi aprovada pela Congregação da FFLCH/USP. Clique e saiba mais.