NEV/USP dá importante passo para se converter em Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão Especial da USP (CEPIx)

27/02/2024

A Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) aprovou, em reunião no último dia 22 de fevereiro, solicitações do Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP) e do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) para dar andamento às formalizações como “Centros de pesquisa e Inovação especial” (CEPIx) da Universidade, entendendo que ambos os grupos preenchem os requisitos do Programa de fomento e continuidade de atividades de pesquisa, inovação e difusão lançado pela Reitoria da USP, por meio de Resolução em 2023.

O Programa tem como objetivo incentivar a continuidade de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) de reconhecida atuação e duração (nove anos ou mais), por meio de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O NEV é uma das cerca de 20 iniciativas selecionadas como CEPID/Fapesp e mantém desde 2013 o programa “Construindo a democracia no cotidiano: direitos humanos, violência e confiança institucional”, contando com seis linhas de pesquisa e dezenas de bolsistas de diferentes níveis, de Iniciação Científica a Pós-doutorado.

Com a aprovação pela FFLCH/USP, o Coordenador do NEV/USP, Prof. Dr. Marcos César Alvarez, considera que uma importante etapa foi conquistada e está otimista para os próximos passos da formalização, que em breve passará por apreciação de uma Comissão Científica da Reitoria da Universidade.