Dia 12 de setembro acontece o sexto encontro do Ciclo de Seminários Temáticos sobre Violência Policial

04/09/2024

No dia 12 de setembro, às 14h, ocorrerá na modalidade online o sexto encontro do Ciclo de Seminários Temáticos, intitulado “Violência policial na contemporaneidade: memórias, luto e confiança no Estado”. O evento e o ciclo são organizados pelas pesquisadoras do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), Veridiana Domingos Cordeiro e […]

No dia 12 de setembro, às 14h, ocorrerá na modalidade online o sexto encontro do Ciclo de Seminários Temáticos, intitulado “Violência policial na contemporaneidade: memórias, luto e confiança no Estado”. O evento e o ciclo são organizados pelas pesquisadoras do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), Veridiana Domingos Cordeiro e Bruna Ferrari.

Vittorio Tallone, pesquisador de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGDem-UFRN) e pesquisador associado do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU-UFRJ), será o convidado do evento e apresentará o seminário “A ‘violência’ na memória: o trabalho íntimo e coletivo de continuidade da vida após experiências extremas”.

A transmissão será realizada no canal do YouTube do Núcleo (www.youtube.com/@nevuspvideos), com emissão de certificados de participação. Segundo Tallone, o objetivo da apresentação é discutir uma forma de compreensão sociológica da memória, levando a sério o conjunto de elementos que a compõem e seus efeitos em situações correntes. A análise será baseada em dados de um trabalho de campo realizado com três diferentes grupos de pessoas que tiveram algum contato, direto ou indireto, com a “morte violenta”.

O pesquisador indica dois textos como leitura prévia para quem quiser preparar suas perguntas para o dia do evento, disponível nos links a seguir:

“Memória actancial: Uma abordagem pragmática de lembranças do contato com a morte violenta”: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/KYMTTDK7SBQTtpM7YMqFYcN/?lang=pt
“Retomando o futuro: a reconstrução de si por meio de grupos de apoio”: https://www.scielo.br/j/civitas/a/Pnbzj8JLDRj3d8T7BNcv8Ds/

 

Mini-biografia de Vittorio Talone |

Pesquisador de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e tem o título de mestre pelo PPGSA-UFRJ, produzindo um trabalho recebedor de Menção Honrosa no Concurso ANPOCS para dissertação de mestrado em Ciências Sociais (2016). É, desde 2012, pesquisador associado ao Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU-UFRJ), em que hoje atua como editor no blog Dilemas: Reflexões, de Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. Em 2023 lançou o livro ‘A Força da memória: lembranças de situações de ferimento, tensão e morte’. Tem interesse em Sociologia da Moral, Sociologia Urbana, Sociologia da violência, Teoria Sociológica Contemporânea e Pragmatismo, tendo pesquisado principalmente em relação aos temas de violência, violência urbana, moralidades, confiança e desconfiança, memória, afetos e emoções.

 

 

Leia mais |

Agenda NEV | Seminários temáticos: “Violência policial na contemporaneidade: discussões sobre memórias e percepções sobre o luto e a confiança no Estado”