Agenda NEV | Seminários temáticos: “Violência policial na contemporaneidade: discussões sobre memórias e percepções sobre o luto e a confiança no Estado”

10/04/2024

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) realizará um ciclo de seminários temáticos intitulados “Violência policial na contemporaneidade: discussões sobre memórias e percepções sobre o luto e a confiança no Estado”, que será organizado pelas pesquisadoras Veridiana Domingos Cordeiro e Bruna Ferrari.

Cada evento será híbrido contando com a transmissão no canal do Youtube do Núcleo (www.youtube.com/@nevuspvideos) e com a disponibilidade de participação presencial, mediante inscrição prévia. O primeiro encontro será realizado no dia 18 de abril às 14h com o movimento “Mães em Luto da Zona Leste”.

A iniciativa contará com a emissão de certificados gerados pelo Núcleo e também um espaço para a venda do livro “Mães em Luta”, da editora Fábrica de Cânones, escrito por mães do coletivo: Gilvania Reis Gonçalves, Maria Medina Ribeiro, Mirian Damasceno da Silva, Rossana Martins de Souza, Sidneia Santos Souza, Solange de Oliveira Antonio, Tatiana Lima Silva. De acordo com o site oficial da editora, a obra traz relatos de mães que perderam seus filhos para a violência do estado e que se uniram na busca por justiça. Clique aqui para saber mais informações da obra.

No dia da atividade, o espaço destinado à compra da obra tem a finalidade de que as integrantes do Movimento possam arrecadar fundos para participar do VII Encontro Nacional de Mães e Familiares de Vítimas de Terrorismo do Estado, que ocorrerá em Recife, de 15 a 19 de maio.

O próximo evento será no dia 2 de maio e terá como convidado Matheus de Araújo Almeida, bacharel em Antropologia (UFMG), mestre em antropologia social (USP) e doutorando em antropologia social (USP). Desenvolve pesquisa nas áreas de antropologia política, parentesco e movimentos sociais, tendo se especializado no movimento das Mães de Maio no estado de São Paulo.

Araújo fará uma apresentação chamada “Maternidade contra o genocídio: o Movimento Mães de Maio frente à democracia das chacinas”, o texto a ser debatido com os participantes do evento será o artigo escrito por ele e disponível no link a seguir: https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/50035/33149.

 

Inscrição |

 

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1d–4GWISXBjHwTF_2IEqsRPdmubtdqR2zEUyvJhxRbk/edit

 

Datas dos eventos |

  • 18/04Roda de Conversa com o Movimento Mães em Luto da Zona Leste;
  • 02/05 – Seminário “Maternidade contra o genocídio: o Movimento Mães de Maio frente à democracia das chacinas” com Matheus de Araújo Almeida;
  • 26/06 – Joana Ferraz, convidada a confirmar;
  • 11/07 – Marta Haas, convidada a confirmar;
  • 15/08 – Katarini Miguel, convidada a confirmar;
  • 12/09 – Vittorio Talone, convidado a confirmar;

 

Descrição dos eventos |

18 de abril

O movimento social Mães em Luto da Zona Leste foi fundado por Solange de Oliveira Antônio em 2016. É um grupo de mães que busca justiça por violações de direitos humanos cometidas por agentes do Estado em São Paulo. Neste dia, as mães participarão de uma roda de conversa com pesquisadoras do NEV/USP para falar sobre suas experiências e a luta por justiça.

Participantes do grupo “Mães em Luto da Zona Leste”. Foto: Mães em Luto da ZL.

 

 

2 de maio

Matheus Almeida fará um seminário sobre suas pesquisas de mestrado e doutorado (PPGAS- USP) acerca do movimento Mães de Maio, tanto na Baixada Santista, como no estado de São Paulo como um todo.