NEV na mídia | Bom dia Brasil: Câmeras de reconhecimento facial ajudam a prender mais de cem pessoas com mandados em aberto no RJ

17/04/2024

Daniel Edler, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), foi entrevistado pelo RJTV na 2ª edição do dia 16 de abril a respeito do uso do reconhecimento facial e das câmeras policiais para identificar pessoas com mandato de prisão em aberto na cidade do Rio de Janeiro. A matéria completa também foi disponibilizada hoje, 17, pelo Bom dia Brasil, assim como em outros programas da TV Globo.

“É uma tecnologia que tem gerado muita polêmica nos últimos anos. De fato, se você observar os resultados dos testes de precisão, há uma curva ascendente muito boa. Portanto, os sistemas que foram utilizados pela Polícia Militar (PM) do Rio em 2019 estão bem mais precisos. A questão principal desses sistemas, inclusive o utilizado pela PM do Rio, é o banco nacional de mandados de prisão em aberto, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e esse banco apresenta muitos problemas. Há pessoas que estão nesse banco de dados e já resolveram suas pendências com a Justiça, portanto, não deveriam estar lá. Além disso, há muitas entradas nesse banco com fotos de baixíssima qualidade, o que atrapalha o cruzamento de informações realizado pelo banco”, avalia Edler.

Link para reportagem Bom dia Brasil: https://globoplay.globo.com/v/12524632/