Primeira pesquisa sobre Atitudes, Normas Culturais e Valores em relação à violência

Survey sobre Atitudes, Normas Culturais e Valores em relação à violência realizado com 1600 entrevistas em 10 capitais brasileiras – Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Belém, Manaus, Porto Velho e Goiânia.

O Banco de Dados contém a caracterização sócio-econômica dos entrevistados e informações quanto à exposição, opiniões e valores com relação à violência, bem como avaliações sobre as polícias e a atuação do Estado (Justiça, Programa Nacional de Direitos Humanos, políticas públicas) mediante este problema, a violência na televisão, as relações com a vizinhança, e atitudes em relação a algumas situações de exposição à violência.

Foram entrevistadas 1600 pessoas com 16 anos ou mais nas seguintes capitais: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Belém, Manaus, Porto Velho e Goiânia. Os entrevistados possuíam diferentes graus de escolaridade e condições econômicas. Foram 500 entrevistados em São Paulo, 300 no Rio de Janeiro e 100 entrevistados nas demais cidades.

O questionário com perguntas abertas e fechadas e foi processado por meio do programa SPSS.

Realizada entre: 1999
Financiador(es): Ministério da Justiça / Secretaria de Estado de Direitos Humanos
Coordenadores: Nancy Cardia