Curso de difusão para policiais
O que leva as pessoas a perceberem a polícia como uma autoridade legítima, a confiarem nela e a colaborarem com ela? O que leva o policial a se perceber como uma autoridade legítima? Qual a relação entre a agência policial (o modo como ela é organizada, seus mecanismos de controle etc) e a atuação do policial nas ruas ou no balcão de atendimento ao público?
Pesquisas realizadas pelo NEV-USP indicam que a forma como os policiais interagem e se relacionam com a população, bem como a forma como os policiais se relacionam no interior da instituição policial, são centrais para pensar as políticas de segurança pública.
Mais do que apresentar resultados de eficiência policial, na redução do crime e da violência, é fundamental para o bom desempenho de suas missões institucionais que as polícias levem em consideração: o modo como policiais exercem sua autoridade junto aos cidadãos na sua atuação cotidiana; a qualidade dos relacionamentos desses agentes dentro de suas instituições, com seus colegas e chefias.
Neste curso, discutimos os resultados da pesquisa “Construindo a democracia no dia-a-dia: direitos humanos, violência e confiança institucional”, desenvolvida desde 2013 pelo NEV/USP, dentro do programa de financiamento CEPID da FAPESP.
As aulas têm o objetivo de atualizar os policiais a respeito das pesquisas mais recentes sobre o trabalho da polícia, promover a reflexão e a discussão, bem como motivá-los para pensar e gerar mudanças na atuação policial.
Aos aprovados, é emitido um Certificado de Conclusão do programa de Extensão Universitária da USP.
Inscrições de 4 a 24 de abril de 2025 para a próxima turma (abril a junho/2025, online, às quartas-feiras), pelo link: https://sce.fflch.usp.br/node/6061
Histórico do curso
Este curso teve sua primeira turma em janeiro de 2020, como um Curso de Verão, com 29 alunos, entre os quais 17 PMs e 12 PCs.
Em junho de 2022, o curso foi oferecido como disciplina eletiva no Curso Superior de Polícia (CSP) da Academia da Polícia Militar do Barro Branco, no qual tivemos 49 alunos. Em novembro do mesmo ano, foram mais 25 alunos, desta vez do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). Em junho de 2023, ainda como disciplina eletiva, tivemos 30 alunos de uma turma integrada de CSP e CAO.
Em novembro de 2024, desta vez oferecido como um Curso de Difusão, tivemos 17 alunos, dos quais 12 PCs e 5 PMs. As aulas foram ministradas presencialmente, no campus USP Butantã. Até o momento, 150 policiais, civis e militares, concluíram o curso.
Corpo docente
As aulas são ministradas por professores da USP e pesquisadores do NEV envolvidos na pesquisa “Construindo a democracia no dia-a-dia: direitos humanos, violência e confiança institucional (CEPID-FAPESP)”, que fundamenta o conteúdo do curso. Pesquisadores convidados também contribuem no curso, com diferentes temas.