Parceria NEV e GEPAF-USP
Iniciada em fevereiro de 2022, a união de pesquisadores do NEV-USP e o Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF) da USP tem como objetivo produzir conhecimentos sobre as relações das diferentes práticas de atividades físicas no tempo de lazer e como forma de deslocamento ou transporte com diferentes tipos de vitimização por crimes patrimoniais e contra a pessoa que ocorrem no município de São Paulo.
A aproximação das duas equipes se deu pelo esforço em desenvolver indicadores de violência com o objetivo de verificar as relações com a caminhabilidade, com as práticas de esportes e exercícios físicos e com o uso da bicicleta em adultos paulistanos. Esta parceria busca também verificar possíveis influências de indicadores de violência nos níveis de obesidade e em doenças cardiovasculares e mentais, com aspectos de mobilidade urbana e de acesso a espaços públicos abertos, como praças, parques e ciclovias. Essa aproximação aconteceu por intermédio do Grupo de Espaço Urbano e Saúde, do IEA da USP, que já é parceiro do NEV e pelo projeto temático da FAPESP intitulado “Ambiente construído, atividade física e estado nutricional em adultos: um estudo longitudinal”, que é coordenado por pesquisadores do GEPAF-USP.
Assim, pretendemos elaborar indicadores de violência baseados em registros criminais, consumados e registrados de 2015 a 2019 para verificar possíveis associações com níveis de atividade física, obesidade e doenças nas proximidades dos endereços residenciais de uma coorte de adultos paulistanos que vem sendo acompanhada desde 2015, podendo gerar resultados para reduzir as desigualdades em saúde e direitos humanos.
Esta pesquisa conta com a participação de:
- Professora Ligia Vizeu Barrozo (Lattes) do Grupo de Espaço Urbano e Saúde do IEA
- Pesquisadores do GEPAF-USP incluindo:
- Pesquisadores do NEV-USP:
- Marcelo Batista Nery (Lattes), Coordenador de Transferência de Tecnologia (Ttecno) e ponto focal do Centro Colaborador da OMS do referido Núcleo
- Beatriz Oliveira de Carvalho (Lattes), bolsista de Iniciação Científica
Saiba mais sobre o objeto da parceria: