Sistema de Justiça

Amanda Evelyn, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), escreveu um capítulo para a “Coletânea Covid-19 e agendas de pesquisa nas ciências sociais” da Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (EdUERJ) em coautoria com Fernando Fontainha (IESP-UERJ) e Pedro de Araújo Fernandes (IESP/UERJ).

Os pesquisadores desenvolveram o capítulo 8 da coletânea intitulado “A pandemia da COVID-19 e seus impactos nas agendas da Sociologia Política do Direito”, para ver mais informações sobre o livro continue a leitura a baixo:

Apresentação do Livro

Propõe ampliar a percepção do impacto do novo Coronavírus na história recente brasileira, o que implica não se ater apenas à questão da saúde, observando também a repercussão na sociedade e na política. Com esse objetivo, analisa a pandemia à luz das agendas de pesquisa nas ciências sociais e humanas.

A coletânea aborda o tema sob múltiplos prismas: no mundo do trabalho, em um cenário de instabilidade política, na exposição das vulnerabilidades e desigualdades sociais, nos desafios na adoção de políticas públicas, no âmbito do negacionismo do governo Bolsonaro e suas consequências para as políticas públicas e relações internacionais, e na articulação das Forças Armadas no combate ao Coronavírus como processo de legitimação política da presença militar na vida pública brasileira. Esses e outros aspectos estão presentes nesta obra, que resulta de estudos nas áreas de ciência política, ciência social, antropologia, sociologia e economia.

Para acessar o e-book no formato “Epub” (gratuito) ou realizar a compra da coletânea acesse o link a seguir: https://eduerj.com/produto/coletanea-covid-19-e-agendas-de-pesquisa-nas-ciencias-sociais/

Ficha Técnica

Authors: Amanda Evelyn Cavalcanti de Lima
Fernando Fontainha, Pedro de Araújo Fernandes
Ano: 2023
Referência: Coletânea Covid-19 e agendas de pesquisa nas ciências sociais
Tema(s): Sistema de Justiça
Tipo: Capítulo de livro
Language: Português
Formato: Download indisponível

Procurar publicações

Como citar essa publicação

FONTAINHA, F.; LIMA, A. E. C.; FERNANDES, P. A. A pandemia da COVID-19 e seus impactos nas agendas da Sociologia Política do Direito. In Coletânea Covid-19 e agendas de pesquisa nas ciências sociais. Organizador(es): Fontainha, F.; Milani, C. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2023, p. 223-237.