Democracia, Legitimidade, Segurança Pública

Relatório nº 1: Monitoramento das eleições municipais de SP 2024 nas mídias sociais

Conheça os assuntos relacionados à disputa eleitoral na capital paulista em 2024 que geraram maior engajamento nas mídias sociais, conforme análise da equipe do projeto “Criminalidade, Insegurança e Legitimidade: uma abordagem transdisciplinar” (CIL), iniciativa conjunta de pesquisadores ligados a duas diferentes unidades da USP: o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação de São Carlos e o Núcleo de Estudos da Violência (NEV), sediado na FFLCH, em São Paulo, em seu primeiro relatório, lançado em 11 de setembro de 2024.

Os dados apresentados são resultantes de uma análise quantitativa e qualitativa da atuação nas redes dos seguintes perfis:
* Candidatos/as à prefeitura de São Paulo;
* Candidatos/as à vereança da cidade oriundos/as das forças de segurança pública;
* Candidatos/as à vereança autodeclarados/as negros/as e pardos/as;
* Candidatos/as à vereança jovens, com idades entre 18 e 29 anos;
* Influenciadores/as digitais com relevância no debate político.

Com relação ao cargo de prefeito, foram selecionados os seis candidatos com maior atividade em suas mídias sociais (exceto no YouTube): Pablo Marçal, Guilherme Boulos, Tábata Amaral, Ricardo Nunes, José Luiz Datena e Marina Helena.

Embora as pesquisas de opinião revelem um cenário de indefinição e empate técnico, o desempenho de Pablo Marçal nas redes sociais tem se destacado, com sua influente base de seguidores catalisando um apoio significativo à sua candidatura à Prefeitura.

Marçal é, disparadamente, o candidato com a maior quantidade de seguidores no Instagram (13,2 milhões) e no TikTok (3,7 milhões), sendo que, no Instagram, ele possui ao menos 112% mais seguidores do que a soma de seus adversários (6,2 milhões).

Candidatos e segurança pública

De acordo com o TSE, a cidade de São Paulo conta com 43 candidatos(as) com profissões relacionadas à segurança pública (policiais civis, militares, bombeiros e membros das Forças Armadas), o que corresponde a cerca de 4,1% do total de candidaturas na capital paulista.

Desses, 40 concorrem a uma vaga na Câmara de Vereadores, enquanto três integram chapas como candidatos(as) a vice-prefeito(a). Foram identificados e analisados perfis no Instagram (31), TikTok (22), Facebook (14) e YouTube (13) desses candidatos(as). A plataforma com o maior patamar de seguidores a esses candidatos é o Youtube, em que dois candidatos (Sargento Nantes e Tenente Bahia) contam com mais de meio milhão de seguidores cada. O nome com o maior número de seguidores é Sargento Nantes, que conta mais algumas centenas de milhares de seguidores no Tik Tok e no Facebook.

O relatório lançado em 11 de setembro de 2024 é resultante do monitoramento desenhado pela equipe de pesquisa utilizando a plataforma Fanpage Karma, que permite a extração de conteúdos de cinco plataformas distintas (Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e X).

A equipe pretende lançar novos números, com destaques sobre os números mais chamativos dentro do perfil dos candidatos observados, até o final do ciclo eleitoral.

 

Clique no link ao final da página para acessar o relatório completo, com gráficos e link para a base de dados. Saiba mais sobre o projeto neste link.

Ficha Técnica

Relatório nº 1: Monitoramento das eleições municipais de SP 2024 nas mídias sociais
Authors: Natasha Bachini Pereira, Marcos César Alvarez, Vitor Blotta, Pablo Emanuel Romero Almada, Lucas e Silva Batista Pilau, Beatriz Besen, Felipe Ramos Garcia, Daniela Osvald Ramos, Isadora de Oliveira Perim, Lucas Sander, Roberta Heleno Novello
Luís Gustavo Nonato, Claudia Lago
Ano: 2024
Referência: Publicação conjunta ICMC/USP e NEV/USP
Tema(s): Democracia, Legitimidade, Segurança Pública
Tipo: Relatório
Language: Português
Formato: PDF
Páginas: 20
Tamanho: 1 Mb
Acessar arquivo

Procurar publicações

Como citar essa publicação

Nonato, L. G., Alvarez, M. C., Bachini Pereira, N., Romero Almada, P. E., Besen, B., Lago, C., Oswald Ramos, D., Melo da Silva, D. K., Ramos Garcia, F., de Oliveira Perim, I., e Silva Batista Pilau, L., Fonseca Sander, L., Marcacini, R., Heleno Novello, R., Blotta, V., Nascimento, B., & Ferreira, V. (2024). Monitoramento das Eleições Municipais 2024 – Relatório 1. Figshare. https://doi.org/10.6084/m9.figshare.26955964