Crianças e Adolescentes, Direitos Humanos, PODHE

O presente Caderno faz parte de uma série dedicada a apresentar o Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE) e dialogar sobre sua importância, enquanto iniciativa de educação em direitos humanos, para uma vivência cidadã e democrática. É um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), em parceria com escolas públicas do município de São Paulo, com início em 2017.

Este primeiro volume tem caráter introdutório, explicitando a trajetória de planejamento e implementação do projeto, assim como seu desenho teórico e metodológico geral. Em conjunto, os Cadernos trazem a experiência do PODHE até o momento, assinalando seus enfoques temáticos, metodologias de trabalho, atividades realizadas e resultados a partir da vivência de educadores e estudantes. Além disso, compartilham referenciais teóricos e metodológicos que tem embasado historicamente a construção de uma educação em direitos humanos e reconhecimentos culturais e identitários diversos no país, assim como avanços legais e desafios para a sua concretização.

Pretendemos com esse trabalho ajudar a fortalecer e estimular a multiplicação de práticas educativas voltadas para a construção de uma cultura em direitos humanos, a qual é fundamental para o combate às desigualdades no acesso a direitos e às múltiplas violações e violências que permeiam nossa sociedade. Portanto, é destinado a todos aqueles que acreditam no potencial da educação para a promoção e defesa
dos direitos humanos, com enfoque especial para educadores da educação formal e informal (nos seus diferentes níveis de ensino), gestores de instituições educacionais e profissionais de organizações da sociedade civil.

Os Cadernos são assim um convite ao diálogo, troca de experiências e construção compartilhada de conhecimentos, a fim de que juntos possamos alimentar nossos propósitos educativos e construir uma escola e uma sociedade inclusiva, plural, equânime, colaborativa, que respeite as diferenças e garanta direitos fundamentais, a começar por uma educação de qualidade.

Ficha Técnica

Authors: Caren Ruotti, Vitor Blotta
Ano: 2023
Referência: NEV/USP
Tema(s): Crianças e Adolescentes, Direitos Humanos, PODHE
Tipo: Relatório
Language: Português
Formato: PDF
Acessar arquivo

Procurar publicações

Como citar essa publicação

RUOTTI, Caren e BLOTTA, Vitor. Caderno PODHE nº 1: Proposta geral e contornos metodológicos do Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas. São Paulo: NEV/USP, 2023.