Prevenção à Violência, Punição, Violência Urbana

Leonardo José Ostronoff, pesquisador associado do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), publicou o artigo intitulado “Controle, vigilância e tecnologia: a prevenção de perdas no setor supermercadista” na revista Derecho Crítico: Revista Jurídica, Ciencias Sociales Y Políticas da Universidad de Guayaquil (Equador).

Resumo

O artigo tem por objeto um sistema de gerenciamento de riscos presente nos supermercados brasileiros: prevenção de perdas. Através dele realiza-se uma discussão teórica-conceitual sobre a noção de dispositivo em Foucault, onde entende-se a punição como espalhada pela sociedade e não circunscrita em um espaço definido. Assim como a vigilância, punir é uma ação presente nos mais diversos lugares do mundo contemporâneo, fazendo referência direta ao célebre par de Foucault: vigiar e punir. Mesmo sendo um artigo teórico, o autor utilizou para suas reflexões a técnica da observação direta, trazendo a inspiração etnográfica como caracterísitica metodológica fundamental no trabalho apresentando.

Ficha Técnica

Authors: Leonardo José Ostronoff
Ano: 2023
Referência: Derecho Crítico: Revista Jurídica, Ciencias Sociales Y Políticas