Prisão

Curto-circuito: Monitoramento Eletrônico e Tecnopunição no Brasil

A obra é resultante da pesquisa de doutorado do pesquisador associado ao NEV/USP Ricardo Urquizas Campello, orientada pelo Prof. Marcos Cesar Alvarez. O trabalho foi vencedor do prêmio de teses da Anpocs em 2020.

A obra está disponível para leitura aberta na plataforma “Open Edition Books”. Assinantes ou integrantes de instituições assinantes da plataforma podem também baixar a publicação gratuitamente em formato .epub e .pdf.

Caso tenha interesse em obter uma via impressa do livro, entre em contato pelo e-mail do NEV/USP informado no site e verifique disponibilidade e condições de retirada.

Resumo

Este livro analisa os elementos técnicos, políticos, epistemológicos e subjetivos que constituem os dispositivos de monitoramento eletrônico de presos e presas no Brasil. São investigados os efeitos da utilização de tornozeleiras eletrônicas em regime semiaberto, prisão domiciliar ou medidas cautelares diversas da prisão, conectados às atuais transformações operadas pelo poder de punir. O trabalho apresenta uma análise dos movimentos de densificação e dilatação do sistema penal brasileiro, impulsionados pelo monitoramento eletrônico; a transversalização de práticas discursivas heterogêneas na constituição do dispositivo de monitoramento; e a produção de novas formas de subjetivação e dessubjetivação mediadas pelas interfaces estabelecidas entre o corpo penalizado que circula e a máquina que conduz essa circulação.

Ficha Técnica

Curto-circuito: Monitoramento Eletrônico e Tecnopunição no Brasil
Authors: Ricardo Urquizas Campello
Ano: 2021
Referência: Etnográfica Books
Tema(s): Prisão
Tipo: Livro
Language: Português
Formato: PDF
Páginas: 282
Acessar arquivo

Procurar publicações

Como citar essa publicação

DOI : 10.4000/books.etnograficapress.7322