Crianças e Adolescentes, Socialização Legal

Estratégias de gestão da menoridade: o Boletim do Serviço Social de Menores e o dispositivo tutelar

Gabriel Augusto de Carvalho Sanches, pesquisador de mestrado do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), teve o artigo “Estratégias de gestão da menoridade: o Boletim do Serviço Social de Menores e o dispositivo tutelar” publicado no dossiê Juventude e Violência na América Latina, v.3, n.1 da Revista Latino Americana de Sociologia (RELAC) em dezembro de 2023.

Resumo

O presente artigo aborda a forma como se deu a gestão da menoridade, por parte do Estado, a partir da leitura dos Boletins do Serviço Social de Menores publicados entre 1941 e 1954, acessados por meio da biblioteca digital do SEADE. A partir destes, procurou-se investigar como se objetivou o problema da menoridade abandonada e delinquente de forma a ser possível observar também os meios propostos para sua prevenção. Trata-se, pois, de analisar a racionalidade de um dispositivo de saber-poder que incidia sobre os menores e sobre o seu meio, o dispositivo tutelar. Vê-se, então, como a delinquência aparece como resultado do abandono moral e material da criança por parte da família. Diante da incapacidade desta em socializar seus filhos, justifica-se a internação como modo de garantir aos menores um meio favorável ao desenvolvimento e à aquisição das normas sociais. A internação aparece, nesse contexto, como uma técnica pedagógica que visa tornar os menores cidadãos responsáveis e aptos para cumprir com suas obrigações e solidários para cooperar e para se conformar com sua posição na estrutura social, evitando, assim, o conflito característico da questão social. O texto propõe, então, uma interpretação da relação entre desenvolvimento e responsabilidade que está na base tanto da psiquiatrização da infância, quanto da necessidade de exercer tutela sobre uma parcela da população tida como irresponsável e perigosa.

Ficha Técnica

Estratégias de gestão da menoridade: o Boletim do Serviço Social de Menores e o dispositivo tutelar
Authors: Gabriel Augusto de Carvalho Sanches
Ano: 2023
Referência: Revista Latino Americana de Sociologia (Relac)
Tema(s): Crianças e Adolescentes, Socialização Legal
Tipo: Artigo
Language: Português
Formato: PDF
Páginas: 42
Acessar arquivo

Procurar publicações

Como citar essa publicação

DE CARVALHO SANCHES, G. A. Estratégias de gestão da menoridade: o Boletim do Serviço Social de Menores e o dispositivo tutelar. Revista Latino-Americana de Criminologia[S. l.], v. 3, n. 1, p. 124–166, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/relac/article/view/48809. Acesso em: 2 jan. 2024.