Direitos Humanos, Homicídios, Polícia

Homicídios, desenvolvimento socioeconômico e violência policial no Município de São Paulo, Brasil

Objetivo. Analisar a associação entre violência policial e coeficientes de mortalidade por homicídio, considerando o efeito de variáveis contextuais.
Métodos. Estudo ecológico de corte transversal considerando os 96 distritos censitários do Município de São Paulo. A associação entre as variáveis foi determinada através de correlação de Spearman e de análise de regressão linear simples e múltipla.
Resultados. Nas análises univariadas, encontramos associação forte e significativa entre os coeficientes de mortalidade por homicídio e todos os indicadores de desenvolvimento socioeconômico e violência policial. Após controle dos potenciais elementos causadores de confusão, a associação entre a violência policial e os coeficientes de mortalidade por homicídio manteve-se forte e significativa. Apenas com o controle para o tamanho da população residente a associação perdeu a significância estatística.
Conclusão. Os resultados indicam que uma ação policial centrada na violação de direitos humanos básicos não parece ser a resposta correta para o enfrentamento da violência urbana. A combinação de homicídios que resultam de violência interpessoal com mortes por violência policial representa uma situação de socialização negativa, favorecendo ainda mais violência.

Ficha Técnica

Homicídios, desenvolvimento socioeconômico e violência policial no Município de São Paulo, Brasil
Authors: Maria Fernanda Tourinho Peres, Nancy Cardia, Paulo de Mesquita Neto, Sérgio Adorno
Santos, Patrícia Carla
Ano: 2008
Tema(s): Direitos Humanos, Homicídios, Polícia
Tipo: Artigo
Language: Português
Formato: PDF
Páginas: 9
Acessar arquivo

Procurar publicações

Como citar essa publicação

PERES, Maria Fernanda et al. Homicídios, desenvolvimento socioeconômico e violência policial no Município de São Paulo, Brasil. Revista Panamericana Salud Publica, v.23, n.4, abr. 2008.