Monitoramento das eleições brasileiras de 2022: affordances das plataformas YouTube, Instagram, TikTok, Twitter e Facebook e os usos em campanhas digitais
Daniela Osvald Ramos, Pablo Almada, Natasha Bachini, pesquisadores do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), junto com Marcos César Alvarez, Coordenador do Núcleo, tiveram o artigo “Monitoramento das eleições brasileiras de 2022: affordances das plataformas YouTube, Instagram, TikTok, Twitter e Facebook e os usos em campanhas digitais” lançado na Revista Mídia e Cotidiano – V. 18, n.1, que traz o título “Autoritarismo e Mobilização On-line: Polarização, Radicalização e Normalização”. O periódico é organizado pelo programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF), em sua edição que engloba os meses de janeiro a abril de 2024.
Baixe o PDF e acesse mais informações sobre o artigo no link: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/59797
Resumo da obra
Neste artigo, discutimos os resultados do monitoramento das eleições brasileiras de 2022 nas plataformas You Tube, Instagram, Tik Tok, Twitter/X eFacebook, a partir das affordances presentes em cada uma delas. Com base na revisão bibliográfica, propomos uma tipologia de affordances, classificando-as de acordo com sua aplicação em campanhas e fluxos de informações políticas. Em seguida, apresentamos os procedimentos metodológicos da coleta realizada, observando as affordances visíveis na arquitetura algorítmica das plataformas. Ao analisar os dados, identificamos e discutimos as affordance sem cada plataforma e as formas como se vinculam aos conteúdos políticos. Concluímos apontando como se configuram as estratégias específicas para cada ambiente, além de evidenciar a construção de uma narrativa mais ampla e tecida por uma maior gama de atores, na qual as plataformas participam de diferentes maneiras da sua composição.
Palavras-chave: Eleições Brasileiras de 2022; Plataformas; Affordances; Métodos Digitais; Comunicação Política.
Ficha Técnica |
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Monitoramento das eleições brasileiras de 2022: affordances das plataformas YouTube, Instagram, TikTok, Twitter e Facebook e os usos em campanhas digitais |
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Authors: |
Daniela Osvald Ramos, Pablo Emanuel Romero Almada, Natasha Bachini Pereira, Marcos César Alvarez |
Ano: | 2024 |
Referência: | Revista Mídia e Cotidiano |
Tema(s): | Democracia, Segurança Pública |
Tipo: | Artigo |
Language: | Português |
Formato: | |
Páginas: | 26 |
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Como citar essa publicação
Osvald Ramos , D. ., Almada, P., Bachini Pereira, N., & César Alvarez, M. (2024). Monitoramento das eleições brasileiras de 2022: affordances das plataformas YouTube, Instagram, TikTok, Twitter e Facebook e os usos em campanhas digitais. Mídia E Cotidiano, 18(1), 143-168. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i1.59797