Prisão, Sistema de Justiça, Vigilância

O ornitorrinco penal: Monitoramento eletrônico nas ruínas de Pedrinhas

Ricardo Campello, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), teve o artigo “O ornitorrinco penal: Monitoramento eletrônico nas ruínas de Pedrinhas” lançado, 13 de dezembro, na edição especial 5 da revista Dilemas – Revista de Estudos de Conflito e Controle Social.

Link original: https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/55742

Resumo

Baseado em pesquisa etnográfica e análise documental, o artigo analisa a implementação do monitoramento eletrônico de pessoas no Maranhão durante os anos subsequentes à série de massacres no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Mobilizou-se dados estatísticos sobre o crescimento da população prisional maranhense e o desenvolvimento dos programas de monitoramento entre 2014 e 2018. O texto recupera o conceito de ornitorrinco, de Chico de Oliveira, para descrever os processos de acoplamento entre o velho e o novo, o arcaico e o moderno, o imundo e o asséptico.

Palavras-chave: justiça criminal, monitoramento eletrônico, sistema prisional, massacre.

Ficha Técnica

O ornitorrinco penal: Monitoramento eletrônico nas ruínas de Pedrinhas
Authors: Ricardo Urquizas Campello
Ano: 2023
Referência: Dilemas
Tema(s): Prisão, Sistema de Justiça, Vigilância
Tipo: Artigo
Language: Português
Formato: Página da Web
Páginas: 23
Acessar arquivo

Procurar publicações

Como citar essa publicação

CAMPELLO, Ricardo U.. O ornitorrinco penal: Monitoramento eletrônico nas ruínas de Pedrinhas. Dilemas – Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, 2023, NECVU IFCS-UFRJ. DOI: https://doi.org/10.4322/dilemas.v16esp5.55742.