Direitos Humanos

Perfil de quem aprova, de quem rejeita e de quem desconhece o Programa Nacional de Direitos Humanos

Entre fins de março e começo de abril de 1999 foi realizado um amplo survey sobre atitudes, normas culturais e valores em relação à violência em 10 capitais brasileiras: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Belém, Manaus, Porto Velho, e Goiânia.

A justificativa para essa pesquisa centrou-se no crescimento da violência urbana em todos os centros urbanos do Brasil, mas principalmente nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, que em 1997 concentraram 38,8% dos homicídios de todo o país (40.000). Que a distribuição dos homicídios não se dá de modo homogêneo entre centros urbanos e menos ainda dentro desses centros mas se concentra em algumas áreas e dentro dessas áreas também ocorrem em apenas alguns bairros, é um fato já identificado em outros países que vivem e que viveram um forte crescimento da violência nas últimas décadas (Estados Unidos, Colômbia, Venezuela, México). Ainda assim, a concentração dos homicídios sugere que haja problemas específicos dessas regiões que estão alimentando o crescimento dessa violência.

O survey sobre as atitudes, os valores, as normas culturais e comportamentos em relação a violência, teve como objetivo ser um primeiro passo no delineamento desse diagnóstico mais refinado sobre as causas do crescimento da violência fatal.

Ficha Técnica

Perfil de quem aprova, de quem rejeita e de quem desconhece o Programa Nacional de Direitos Humanos
Authors: Nancy Cardia
Ano: 2001
Tema(s): Direitos Humanos
Tipo: Relatório
Language: Português
Formato: PDF
Páginas: 40
Acessar arquivo

Procurar publicações

Como citar essa publicação

CARDIA, Nancy. Perfil de quem aprova, de quem rejeita e de quem desconhece o Programa Nacional de Direitos Humanos: uma análise suplementar dos dados do survey: Pesquisa sobre atitudes, normas culturais e valores em relação a violência em 10 capitais brasileiras. Relatório. São Paulo: 2001