Preditores e impactos da Legitimidade policial: testando a teoria da Justeza procedimental em São Paulo

Resumo

Este artigo busca investigar empiricamente os preditores e os impactos da percepção pública de legitimidade policial em São Paulo. O objetivo foi testar o modelo de Tyler a respeito da percepção de justeza procedimental no contexto brasileiro. Utilizamos, assim, dados de um survey representativo de adultos residentes em São Paulo, em 2015. A estratégia analítica adotada envolveu modelagem de equações estruturais para testar o papel mediador dos julgamentos de legitimidade policial entre a expectativa de justeza procedimental por parte da polícia e o comportamento de conformidade legal. Os resultados indicam maior complexidade na mensuração da noção de dever de obedecer no contexto paulistano, em relação ao cenário internacional. A partir de uma análise das respostas espontâneas a respeito da motivação de obediência, sugerimos quatro categorias de legitimidade policial: dever moral de obedecer; desobediência por protesto; obrigação coercitiva; rejeição da autoridade. Essas categorias foram incorporadas no modelo. As duas primeiras, que reconhecem a autoridade policial como legítima, estão associadas à percepção de justeza procedimental e são preditoras significativas do respeito às leis. As outras categorias, que não reconhecem a polícia como legítima, não. Por fim, discutimos algumas considerações a respeito das implicações para as políticas de segurança pública no Brasil.

Palavras-chave: legitimidade policial; obediência às leis; justeza procedimental; análise de survey; modelo de equações estruturais.

 

Ficha Técnica

Preditores e impactos da Legitimidade policial: testando a teoria da Justeza procedimental em São Paulo
Authors: Thiago Rodrigues Oliveira, Ariadne Natal, Andre Zanetic
Ano: 2020
Tema(s): Legitimidade, Polícia
Tipo: Artigo
Language: Português
Formato: PDF
Páginas: 40
Acessar arquivo

Procurar publicações

Como citar essa publicação

OLIVEIRA, Thiago. ZANETIC, André. NATAL, Ariadne. Preditores e impactos da Legitimidade policial: testando a teoria da Justeza procedimental em São Paulo. Dados. Vol.63 n.1 Rio de Janeiro,  2020.