Democracia, Legitimidade

Relatório nº 2: Monitoramento das eleições municipais de SP 2024 nas mídias sociais

O desempenho das candidaturas nas plataformas online ajuda a compreender o resultado verificado nas urnas na capital paulista no último 6 de outubro. O eleitorado paulistano mostrou-se bastante dividido entre os candidatos à prefeitura, separados por uma estreita diferença de votos (menos de 1%). Pouco mais de 25 mil votos deram a liderança a Ricardo Nunes (PSDB) e não a Guilherme Boulos (PSOL). Boulos, por sua vez, teve apenas 56 mil votos a mais que o terceiro colocado, Pablo Marçal (PRTB).

Nas redes, Pablo Marçal manteve-se à frente dos seus adversários, ao longo de toda a campanha. Mesmo com suas contas reserva, chegou ao primeiro turno acumulando a maior soma de seguidores (7,315 milhões) e o maior percentual de interações, 89% entre os candidatos, de modo que responde pelas 22 publicações que mais engajaram os usuários das plataformas nesta reta final.

Marçal e seus temas
Ao analisar os temas que mais incitaram interações dos seus seguidores, observamos que Marçal, guardadas as devidas proporções, buscou construir uma narrativa semelhante à de Bolsonaro, em 2018. Exímio operador do Instagram, o assunto que mais rendeu interações para o seu perfil foi o episódio da cadeirada no debate da TV Cultura, no dia 14 de setembro. O candidato explorou de modo sensacionalista o evento, colocando-se como vítima, mostrando-se hospitalizado e argumentando acerca de uma conspiração contra ele, tentando equipará-lo ao episódio da facada recebida por Bolsonaro.

Na sequência, o candidato se movimentou na tentativa de reunificar o campo da direita. Usou as redes para fazer menções diretas ao ex-presidente, contemporizar a divergência com Silas Malafaia e informar que vinha realizando um jejum religioso, flertando assim com o eleitor cristão. Procurou também se mostrar mais moderado, desculpou-se com os eleitores e solicitou “pixes” aos seus apoiadores, já que se posiciona contra o financiamento público das campanhas. Por fim, Marçal teve mais uma vez suas contas suspensas pela justiça eleitoral, devido à divulgação de documento falso sobre Boulos, o que pode configurar grave crime eleitoral e levar à impugnação de sua candidatura.

Estes são os destaques do relatório nº 3 da equipe de pesquisadores que realiza o monitoramento da disputa eleitoral na capital paulista em 2024, observando os temas e candidaturas que geraram maior engajamento nas mídias sociais, lançado nesta quarta-feira, 16 de outubro.

O monitoramento é realizado no âmbito do projeto “Criminalidade, Insegurança e Legitimidade: uma abordagem transdisciplinar” (CIL), iniciativa conjunta de pesquisadores ligados a duas diferentes unidades da USP: o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação de São Carlos e o Núcleo de Estudos da Violência (NEV), sediado na FFLCH, em São Paulo, com fomento por Chamada Temática da Fapesp.

Clique aqui para acessar o documento.

 

Metodologia

Utilizando a plataforma Fanpage Karma, que permite a extração de conteúdos de cinco mídias sociais distintas (Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e X*), a equipe realiza uma análise quantitativa e qualitativa da atuação nas redes dos seguintes perfis:

• Dos/as candidatos/as à prefeitura de São Paulo;
• Dos/as candidatos/as à vereança da cidade oriundos/as das forças de segurança pública,
• Dos/as candidatos/as à vereança autodeclarados pretos/as e pardos/as/;
• Dos/as candidatos/as à vereança jovens, que possuem entre 18 e 29 anos.
• Dos/as chamados influencers, com relevância no debate sobre política nas redes.
• Das agências de checagem de fatos;
• Das mídias tradicionais e nativas digitais

A equipe pretende lançar novos números, com destaques sobre os números mais chamativos dentro do perfil dos candidatos observados, até a finalização do ciclo eleitoral, no final deste mês. O boletim nº 1 saiu no dia 11 de setembro (clique para ler) e o nº 2, no dia 27 do mesmo mês (clique para ler).

Sobre o projeto

O CIL é um projeto temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com o objetivo desenvolver metodologias analíticas inovadoras para investigar fenômenos complexos relacionados à criminalidade e à persistência do sentimento de insegurança na população, reverberado e amplificado pelas mídias sociais.

Uma de suas frentes é o Observatório da Legitimidade Democrática (OBLED), que visa analisar as relações entre a legitimidade democrática e a opinião pública, monitorando as representações e discursos sobre instituições, segurança pública e direitos humanos nas mídias sociais.

Considerando que as eleições são um mecanismo central para as democracias representativas, responsáveis por aferir e renovar a legitimidade institucional, e configuram um momento de ampliação e intensificação do debate político, propomos o acompanhamento do processo eleitoral municipal de 2024 através das mídias sociais. Com esse esforço, buscamos observar se, e de que forma, os temas mencionados se relacionam nos discursos políticos e como repercutem entre o eleitorado conectado.

Ficha Técnica

Relatório nº 2: Monitoramento das eleições municipais de SP 2024 nas mídias sociais
Authors: Natasha Bachini Pereira, Marcos César Alvarez, Pablo Emanuel Romero Almada, Daniela Osvald Ramos
Luís Gustavo Nonato,
Ano: 2024
Referência: ICMC USP e NEV/USP. Projeto temático Fapesp.
Tema(s): Democracia, Legitimidade
Tipo: Relatório
Language: Português
Formato: PDF
Acessar arquivo

Procurar publicações

Como citar essa publicação

Nonato, L. G., Alvarez, M. C., Bachini Pereira, N., Romero Almada, P. E., Besen, B., Lago, C., Oswald Ramos, D., Melo da Silva, D. K., Ramos Garcia, F., de Oliveira Perim, I., e Silva Batista Pilau, L., Fonseca Sander, L., Marcacini, R., Heleno Novello, R., Blotta, V., Nascimento, B., & Ferreira, V. (2024). Monitoramento das Eleições Municipais 2024 – Relatório 2.