Prisão, Sistema de Justiça

Sob o peso da pena: pesquisas e reflexões sobre o universo prisional

Marcos César Alvarez, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), e Leonardo Ostronoff, pesquisador associado ao NEV/USP, tiveram participações na obra de Luiz Claudio Lourenço, professor do departamento de sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O livro, lançado em janeiro pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), é intitulado “Sob o peso da pena – pesquisas e reflexões sobre o universo prisional” teve o prefácio escrito por Alvarez e o texto de marcado de página escrito por Ostronoff.

Link para acesso ao site da editora: https://edufba.ufba.br/livros-publicados/catalogo/sob-o-peso-da-pena-pesquisas-e-reflexoes-sobre-o-universo-prisional

Descrição da obra |

Baseado na trajetória do autor com o sistema carcerário baiano nos últimos 15 anos, o livro compõe um mosaico do dispositivo punitivo à brasileira, caracterizado pela não padronização de procedimentos e pelo não compartilhamento de protocolos nas unidades do país, com o consequente arbítrio na aplicação da lei por parte dos operadores da justiça e dos gestores dos espaços prisionais e com o amplo uso da punição antecipada por meio da prisão provisória, além dos severos “ajustes” de pena de acordo com os perfis raciais e sociais dos internos. Ao apontar o jogo de erros comuns que compõem o senso comum sobre a punição no país, o autor desconstrói máximas como “a prisão ser mais severa para os ‘piores’ criminosos” e coloca em xeque a noção de que temos um sistema prisional controlado pelo Estado.

Sob o peso da pena: pesquisas e reflexões sobre o universo prisional
Authors: Marcos César Alvarez, Leonardo José Ostronoff
Luiz Cláudio Lourenço,
Ano: 2024
Referência: EDUFBA
Tema(s): Prisão, Sistema de Justiça
Tipo: Livro
Language: Português
Formato: Download indisponível

Procurar publicações

Como citar essa publicação

LOURENÇO, Luiz C. Sob o peso da pena: pesquisas e reflexões sobre o universo prisional. Bahia: EDUFBA, 2024. ISBN: 978-6556306063.