Crianças e Adolescentes, Punição

Socialização e regras de conduta para adolescentes internados

Resumo
A partir dos resultados de uma pesquisa realizada em uma unidade da Fundação Casa (sp), o objetivo deste artigo é analisar os meios pelos quais a internação como forma de punição produz efeitos nos adolescentes. A unidade de internação foi analisada com base no conceito de instituição total, que possibilita pensar de que forma a instituição, ao gerar concepções sobre seus membros a partir da definição da situação apresentada, produz efeitos no modo como interagem. Fundados na expectativa de um perigo iminente, os procedimentos de segurança e as características prisionais das dependências físicas também informam esse perigo iminente a todos que frequentam a unidade, geram tensão e impõem a necessidade de controle e de regras de conduta.

Palavras-chave: Punição; Unidade de internação; Instituição total; Medidas socioeducativas; Estatuto da Criança e do Adolescente.

Abstract
Exploring the findings of a study undertaken in a unit of the casa Foundation (sp), this article analyzes the ways in which confinement as a form of punishment affects adolescents. The young offenders’ unit was analyzed via the concept of the total institution, which allows us to think of the ways in which the institution, by generating conceptions of its members through the definition of their situation, affects the way in which they interact. Based on the anticipation of an imminent danger, the security procedures and prison-like characteristics of the physical installations also make this sense of impeding danger evident to all those who frequent the unit, provoking tensions and imposing the need for control and rules of conduct.

Keywords: Punishment; Young offenders’ unit; Total institution; Socioeducational measures; Statute of the Child and Adolescent.

Socialização e regras de conduta para adolescentes internados
Authors: Bruna Gisi
Ano: 2013
Tema(s): Crianças e Adolescentes, Punição
Tipo: Artigo
Language: Português
Formato: PDF
Acessar arquivo

Procurar publicações

Como citar essa publicação

ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de. Socialização e regras de conduta para adolescentes internados. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 25, n. 1, pp. 149-167.