Crime Organizado, Segurança Pública, Violência Urbana

Sorria, você está sendo filmado: Roubo de cargas e segurança pública

Jaime Santos Junior, pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR), produziu uma resenha do livro “Não existe almoço grátis”, escrito por Leonardo Ostronoff, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do ABC.

A resenha foi lançada pela Revista Sociologias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em sua edição de 2023.

Resumo

Como resultado de um instigante esforço de investigação, ocorrido de 2017 a 2019, no livro Não existe almoço grátis, Leonardo Ostronoff nos apresenta os meios pelos quais os sistemas de vigilância presentes em supermercados, que observam coisas e pessoas, fornecem pistas analíticas instigantes sobre a dinâmica do roubo de carga no Brasil. Valendo-se de um inventário exaustivo do funcionamento das estratégias de controle de mercadorias em lojas, centros de distribuição e dos meios de transporte, a pesquisa ata os laços da relação entre atores aparentemente desconexos, nomeadamente o estado (polícias), as empresas (segurança privada) e o crime envolvidos no mercado de cargas líticas e ilícitas. É a partir desse lugar, opaco porque borra as circunscrições normativas usualmente atribuídas a esses sujeitos e/ou espaços, que o autor nos convida a refletir sobre as implicações da segurança dita “pública” no Brasil, onde o interesse privado sobrepõe, ou se confunde, com a gestão pública da ordem. O mercado de segurança transforma em ativo o que antes era monopólio do estado, o uso legítimo da violência.

Sorria, você está sendo filmado: Roubo de cargas e segurança pública
Authors: Leonardo José Ostronoff
Jaime Santos Junior
Ano: 2023
Referência: Revista Sociologias
Tema(s): Crime Organizado, Segurança Pública, Violência Urbana
Tipo: Resenha
Language: Português
Formato: Página da Web
Acessar arquivo

Procurar publicações

Como citar essa publicação

SANTOS JUNIOR, J. Sorria, você está sendo filmado: Roubo de cargas e segurança pública. Sociologias[S. l.], v. 25, n. 62, 2023. DOI: 10.1590/18070337-127758. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/127758.