Democracia, Legitimidade, Teoria Social
Violência e Radicalização. In “FAPESP 60 Anos: A ciência no desenvolvimento nacional”
Em comemoração aos 60 anos da FAPESP, a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) reúne pesquisadores sêniores do Brasil e exterior e jovens cientistas vinculados a instituições paulistas, para uma análise crítica do estado da arte da ciência em São Paulo e no Brasil, e para examinar as grandes oportunidades de pesquisa nos próximos anos. O conjunto de temas analisado será debatido em sete seminários e sintetizados em oito capítulos do livro FAPESP 60 Anos: A ciência no desenvolvimento nacional.
Capítulo 7 – Violência e Radicalização
A violência, em suas mais diferentes modalidades – interpessoal, coletiva, social, política e institucional – é um fenômeno contemporâneo, presente em diferentes sociedades. Naquelas caracterizadas por acentuadas desigualdades sociais, como é a sociedade brasileira, a frequência, intensidade e gravidade das ocorrências criminais, em especial com desfechos fatais, enfraquecem o controle legal da ordem pública, comprometem a legitimidade das autoridades encarregadas de aplicar leis e suscitam problemas para a consolidação democrática. A recente polarização política criou ambientes favoráveis à disseminação do ódio e da intolerância contra os direitos humanos de quem quer que seja. Estimulada pelo emprego de redes e tecnologias sociais, ela acabou por tornar esse cenário de violência ainda mais dramático. Neste episódio, serão discutidas as possíveis explicações para essas tendências e as saídas para a violência no contexto do Estado democrático de direito.
Mais informações em https://60anos.fapesp.br/aciesp-eventos
Ficha Técnica |
|
---|---|
Violência e Radicalização. In “FAPESP 60 Anos: A ciência no desenvolvimento nacional” |
|
Authors: |
Sérgio Adorno Maria Hermínia Tavares de Almeida, Renato Janine Ribeiro, Marcos Severino Nobre, Roberto Kant de Lima, Joana da Costa Martins Monteiro |
Ano: | 2022 |
Referência: | ACIESP - Fapesp |
Tema(s): | Democracia, Legitimidade, Teoria Social |
Tipo: | Capítulo de livro |
Language: | Português |
Formato: | |
Páginas: | 36 |
Acessar arquivo |
Como citar essa publicação
DOI: 10.4322/978-65-86819-27-4.