NEV na mídia | Podcast: Negão – Mussum, o podcastis

01/12/2023

A “pesquisa da Universidade de São Paulo” mencionada no quinto episódio do Podcast intitulado “Negão – Mussum, o podcastis”, da Globoplay, indicando que mais adolescentes e jovens negros relatam mais experiências de abordagem pela polícia do que os demais, é do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP).

O episódio foi lançado dia 23 de novembro, na semana da data que marca o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), tratando da questão do racismo em torno da construção do personagem negro do quarteto que formava “Os Trapalhões”, programa humorístico de televisão que teve sua primeira formação perpetuada na TV Globo por décadas, depois de sua estreia em 1974 na Rede Tupi.

Mussum, que também se tornou o nome artístico de Antonio Carlos Bernardes Gomes, foi retratado em filme lançado este ano, 2023, desta vez interpretado pelo ator Ailton Graça. Na série de TV, Renato Aragão, que interpretava “Didi”, estrelava a série, acompanhado de Dedé (Manfried) Sant’Anna e “Zacarias”, interpretado por Mauro Faccio Gonçalves.

A pesquisa, mencionada no minuto 16 do episódio, está publicada no site do NEV. O título é “A experiência precoce e racializada com a polícia: contatos de adolescentes com as abordagens, o uso abusivo da força e a violência policial no município de São Paulo (2016-2019)”, produzido pela equipe do Estudo de Socialização Legal na Cidade de São Paulo, que compõe o programa de pesquisa do NEV-CEPID/Fapesp.

Nesta pesquisa do grupo de Socialização Legal, composto por Renan Theodoro, Debora Piccirillo e Aline Mizutani, foram entrevistados 800 adolescentes de escolas da cidade de São Paulo no ano de 2016, de aproximadamente 11 anos de idade no momento da primeira entrevista. Nos três anos seguintes, eles foram convidados a responder um questionário similar, com algumas adaptações, até chegar à última fase da pesquisa, quando tinham 14 anos de idade.

Veja informações completas sobre a produção do Núcleo, seu evento de lançamento e outras participações na mídia pelo link a seguir:

27/7/23: Evento do NEV/USP em 31 de agosto lança relatório sobre contato de adolescentes com polícias

Descrição do episódio

Seja nos filmes, ou nas esquetes de “Os Trapalhões”, Mussum protagonizou várias cenas de humor em que ele era zombado devido à cor retinta de sua pele. Piadas como essas dividiam os espectadores. Algumas pessoas rolavam de rir. Outras acusavam o programa de racismo.
Mussum chegou a dizer que o Brasil não era um país de preconceitos raciais, mas, contraditoriamente, afirmou que a TV brasileira era racista.
Apesar das críticas de que foi alvo em “Os Trapalhões”, o artista tinha orgulho de enaltecer sua negritude e era fã de José do Patrocínio, um dos maiores nomes do abolicionismo do país.