Agenda NEV/USP | Evento sobre o novo livro “Tecnologia, Segurança e Direitos: os usos e riscos de sistemas de reconhecimento facial no Brasil”

16/11/2023

No dia 22 de novembro, quarta-feira, às 16h, o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) realizará um debate online em seu canal do Youtube sobre o livro “Tecnologia, Segurança e Direitos: os usos e riscos de sistemas de reconhecimento facial no Brasil”, lançado pela Fundação Konrad Adenauer em outubro de 2023. A obra foi organizada por Daniel Edler Duarte, pesquisador do NEV/USP, ao lado de  Eleonora Mesquita Ceia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec/RJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os organizadores participam do debate online, junto com os convidados desta Luiz Gustavo Carlos, da Fundação Konrad Adenauer (KAS), Rodrigo Brandão, do Center for Artificial Intelligence (C4AI/USP), Bianca Kremer, do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Rafaela de Alcântara, da Universidade de Viena, e Bárbara Simão, do InternetLab.

O livro trata de “desafios e oportunidades do uso de sistemas de reconhecimento facial no Brasil. Organizado pela Prof. Dra. Eleonora Ceia e pelo pesquisador Dr. Daniel Edler, este livro oferece uma visão profunda sobre os aspectos tecnológicos, de segurança e de direitos relacionados ao uso crescente dessa tecnologia. Uma ferramenta valiosa para quem deseja compreender o impacto dos sistemas de reconhecimento facial em nossa sociedade e a sua relação com os direitos e a segurança pública”.

Além de ser um dos organizadores do livro e deste debate, o pesquisador do NEV é autor de um dos capítulo do livro, intitulado “Biometria facial e segurança pública: Práticas contemporâneas de vigilância policial”. Houve um evento de lançamento da publicação, presencial, no Rio de Janeiro, na Ibmec, dia 30 de outubro.

Clique aqui e veja o debate realizado no Youtube do NEV/USP.

Veja mais informações da obra no link a seguir: